Já joguei o Contágio e você?

PUTZ, ainda não jogou?! Então chegou a hora.

Contágio é daqueles jogos que você sabe que vai gostar só pelo fato dele existir.
A não ser claro que tu não goste de Mortos-Vivos, pera tu não gosta?
Mas se forem Morto-vivos Brazucas? Hue Hue

Isso mesmo Mortos-Vivos Brasileiros legal né, curioso como tudo isso começou? Foi mais ou menos assim...

"Um terrível vírus mortal escapou de um laboratório de segurança máxima de Brasília, disseminando-se como uma praga. A Usina Nuclear de Angra dos Reis explodiu, espalhando radiação por todo o país. Uma antiga maldição indígena foi despertada por conflitos agrários no norte. Cientistas nazistas, refugiados da Segunda Guerra Mundial, soltaram seus experimentos com cadáveres animados em locais estratégicos."

E agora não tem mais volta galera! É Mortos-Vivos em cada esquina hã hã e em todo canto.

Contágio é da Esquina dos Mundos de Matheus Funfas e Fernando Fumis, com ilustração de Gustavo Zanin  ambientado no Brasil com a temática de Zombies.

 O jogo é um Cardgame que pode ser jogado em duas maneiras a primeira delas é o modo Contágio Dãh que você um líder de sobreviventes atrás de recursos por uma cidade devastada e super perigosa.


O jogo, desconsidere a revistinha foi brinde.



Pode jogar de 02 - 04 jogadores, como eu ganhei umas cartas a mais por causa do financiamento coletivo no Catarse já consegui jogar com 06 pessoas tranquilo. Já ouvi comentários de pessoas que compraram 02 Contágios e jogou com 08 jogadores de boas.

A mecânica do jogo é super simples, você é o Rick, digo líder, que tem umas pessoas que gostam de você ou não tem pra onde ir e controla uns mortos-vivos. Controlar morto-vivos? comoaxim?  Sim nesse jogo você além de fugir dos mortos-vivos, você pode controlar alguns. Você começa o jogo com um deles defendendo o seu muquifo com os seus 10 sobreviventes. Eles são na realidade pessoas comum do nosso dia a dia como o Gari Gosmento, João Morto e Cadavérico, Aluna Alienada, Papa Pampas, Pajé Podrecí, Sambistas Sinistros e Perua Putrefata.

Cartas de mortos vivos.
Esses mesmos mortos-vivos são de algum tipo, pode ser Artificial, Infectado, Amaldiçoado e Radioativo, que também pode ser fortificados pelas cartas de sintomas. Sintomas tem duas maneiras de ser usado, uma delas é fortificando seu morto-vivo pra ele ficar bonzão pode ter até 04 sintomas fortificando o mesmo morto-vivo, lembrando que um sintoma só pode ser usado no mesmo tipo de morto-vivo e não pode se repetir e da outra forma é usando o seu efeito que pode ser de descartar cartas da mão ou perder sobreviventes entre outros.
 

Sintomas é reflexo promovido por doenças, drogas, radiações e energia amaldiçoadas que estão em solo Brasileiro como Língua Purulenta, Fome Monstruosa, Costuras e Remendos, Tubos Acoplados, Aversão Religiosa, Pele de Areia, Mutação e Sangue Fosforescente.


Cartas de sintomas
Na sua vez, você pode escolher ficar no abrigo ou ir pra cidade, se tu for uma menininha e ficar no abrigo a rodada continua e você compra uma carta de sintoma, mas se tu escolher ir pra city meu irmão... talvez não tu retorne. Não se preocupe na verdade tu nem vai, tu manda um dos teus sobreviventes Muhauhauhauah.

Muita calma nessa hora porque tu vai ter que rolar um dado D6 e se cair ímpar o teu sobrevivente morre na tentativa de descolar algo da cidade e volta pra você como um morto-vivo sob seu controle. Se cair par ai acontece uma cena e se aplica a mesa, que honestamente está a melhor sacada do jogo. Cenas são coisas típicas de filmes, quadrinhos e livros... Beco sem saída (quase escrevi bacon é o instinto), Última resistência, Deixado para trás, Mudar a rota, Invadir o Abrigo, Saquear a loja.

Cartas de Cenas
Quando você resolve fechar o pau em cima do seu amiguinho, será morto-vivo contra morto-vivo será duelos de dados no estilo War, será 01 dado pro morto-vivo e mais 01 pra cada fortificação que estiver nele, assim será o combate, também tem lance de zumbi ativo e passivo, digo inerte que dá um up na estratégia.

Se não bastasse morrer pro amiguinhos sedentos de sangue o tabuleiro também te mata, sim, aquelas cenas são assassinas e maldosas, então não adianta ficar escondidinho e chorando no seu abrigo a morte é para todos é Game of Thrones com Apocalipse Zombie cara, não tem salvação, o jogo acaba quando todo mundo morre ou alguém conseguir sobreviver eliminando todos os friends da mesa, caso você morra no meio disso tudo e ainda tiver dois vivos na mesa tu pode sabotar eles. Muhahaha

O outro modo de jogo é Quarentena que eu nunca joguei pois não achei alguém que também tivesse contágio aqui na cidade, porque é deck builder com mudanças em algumas regras.

Conclusão.

Contágio é daquele jogo que você deve ter pra passar o tempo e rir um pouco, o baixo custo ajuda a ter na coleção mesmo que não seja o seu tipo de jogo. A qualidade do jogo deixa um pouco a desejar mas a ilustração do jogo ofusca esse deslize. Com umas regras opcionais e outras da casa tu pode deixar o jogo mais com a sua cara. Se tudo mais falhar no seu final de semana perfeito, coloque Contágio na mesa entre no clima e se divirta.

Prós: - Jogo de humor, volte e meia tu pega alguém vendo alguma carta e rindo.
- Jogabilidade leve e rápida, ideal pra passar o tempo, porque cada partida leva uns 30 minutos. 
- 5 minutos pra aprender as regras, QI acima de 90
- Jogo bem barato, só deixar de comer 2 lanches e cabe no bolso literalmente.
- A ilustração do jogo está muito boa, principalmente as cartas de cenas tenho vontade de imprimir elas e decorar meu canto de jogos.
- Cada Morto-vivo tem sua frase de efeito tipo "Sintoma: Mutação - Eduardo queria ser um super herói e não um polvo". Isso pra mim dá vida a mais nas cartas.
- A temática do jogo é ótima e deve fazer algumas editoras pensar, "porque não pensei nisso antes..."

Contras: Material jogo é simples e modesto, as cartas são rígidas e bem coloridas, mais a caixa do jogo é apenas pro jogo chegar inteiro a sua casa e o playmat é apenas uma A3 num papel couchê. 
- O Manual do jogo é muito simples na versão impressa, é melhor pegar o PDF que contém melhor explicações e regras opcionais.
- O jogo está um pouco quebrado na parte do sabotador e na parte de cenas, porem isso se aplica a pessoas mais estratégicas.
- A pessoa tem que estar com vontade de jogar, se ela jogar por jogar, vai deixar passar muita mecânica do jogo o que vai torna ele chato.
- Quem não for muito competitivo pode vir a não gostar do jogo.
- Pode acabar com amizades e namoros depois de muita sacanagem.

 Classificação.



Extras: Pessoas do meu S2 acha que acabou? Acabou não!

Antes de tudo confira o Manual de regras expandido e outro Playmat do jogo que eu fiz e é oficial aprovado pelos cabeças do jogo. 

Playmet personalizado.

Segue mais imagens mostrando os extras do Financiamento coletivo e outros itens do jogo, quero agradecer a Anna do Blog Pausa pra um Café por me mandar a foto da caixinha pois a minha rasgou quando eu fui fechar ela, triste né?

Componentes e alguns extras do FC no Catarse.
Haha, e eu deixei o melhor pro final, vou postar uma imagem do REContágio que será anunciado em breve com novas mecânicas, nova arte e muitas coisas novas e compatível com o Contágio atual, não vou dar mais spoiler porque vou deixar o pessoal da Esquina falar, mas eu sei de tudo Hehehe. 03/06/14 terça agora vou colocar a entrevista do pessoal da Esquina, com muitas novidades...
Gustavo Zanin mandando muito com o novo surfista do Recontágio.
Se tu quer se juntar a nós nessa luta contra os mortos vivos compre o Contágio por um preço bacana aqui na Lojinha, só falar que me conhece que tu vai ganhar um muito obrigado e compre um presente pra mim também to aceitando a Camisa do Contágio GG lona de circo hahaha
Também pode comprar o Generais e Senhores do Contágio são 42 cartas novas, mas compra-se em packs.

Acabou galerinha. como viram dei uma mudada no tipo de postagem, seguindo umas recomendações dos leitores espero que gostem.
Blog Widget by LinkWithin