Já joguei Munchkin Fantasy e você?

Você tem uma armadura de saco de batata? Não! Então venha pegar a sua em Munchkin.

Se você já brincou de "Hoje não", Palitinho" ou "da Mônica" quando era criança esse jogo é perfeito pra você! Não participou de nenhum deles? Mas já apertou a campainha e saiu correndo?Ha isso é muito munchkin meu jovem! Também não fez isso? Já roubou um brigadeiro da festinha do seu irmãozinho? SIM? Então sente-se a mesa pequeno gafanhoto.

Munchkin é o carro chefe da Steve Jackson jogos, lá você encontra todos os tipos de Munchkin possíveis, Fantasy conhecido também como o normal, Munchkin Zombies, Munchkin Kung-Fu, Munchkin Conan e o aclamado Munchkin Cthulhu entre outros. Aqui já foi lançado o Fantasy pela Devir, mais quem está tocando o barco agora é a Galápagos que também lançou o Munchkin Zombies além do normal e suas expansões.

Jogo com expansões e itens customizados.
Em Cardgame, ele explora o tema em questão do jogo, como aqui vamos falar somente do Fantasy, ele de forma sarcástica imita um jogo de RPG de fantasia medieval, aqueles que tem anões, viados ops elfos, magos e guerreiros. No caso se tu nunca jogou RPG tu perde algumas piadas em textos ou em ilustrações nas cards. Você sai chutando portas e pilhando monstros tentando chegar ao nível 10 o mais rápido possível antes que os monstros te peguem ou seus amigos te matem o que é mais fácil de acontecer.

No jogo existe as portas e os tesouros, estranhamente só esses dois tipos de cartas consegue criar uma confusão incrível e divertida pro Munchkins.

Portas e tesouros
A essência de Munchkin é sacanagem e interação com outros jogadores, você deve evitar que outros vençam pra que assim você chegue ao topo, dãh, sim parece simples e lógico, mais nada é tão simples em Munchkin. Um mundo de imprevistos e reviravoltas com alianças e traições fazem o jogo ficar dinâmico e imprevisível.

Você tem um personagem com sexo, raça, classe, nível, equipamentos, maldições contra os monstros. Ou talvez não tenha nada disso e vá lutar pelado contra os monstros.
Complicado não? Nem tanto, ficaria mais ou menos assim.
HomemAnão, Bardo de 6 Nível, com Armadura Flamejante, Joelheiras da sedução, Chapéu de Papel Alumínio, com mãos muito Pequenas enfrentando uma Sogra do Senhor Supremo do Mau... Calma você disse? Joelheiras da Sedução contra uma Sogra do Senhor Supremo do Mau? SIM! Em Munchkin tudo é zuado, tudo é o caos, tudo é fruto de vários jogadores de RPG loucos que pararam e fizeram um cardgame maluco. Hooooo mozão tu viu que sua mãe ta no jogo?


Visão geral sobre o jogo.
Cartas do jogo.

Separando as coisas dá pra entender melhor:

Sexo: O sexo do seu personagem é o mesmo que o seu, se você tiver dúvida pode perguntar pro seu amigo ao lado qual é o seu sexo. Existem maldições que fazem você trocar de sexo. Uííí adogo.

Raças: Humano chato, Elfo viado, Anão Machão, Hafling, Gnomo e o Orc. Cada umas dessas raças tem benefícios únicos e quem podem ser usado pra favorecer o jogador, menos o humano que é um jogador chato e normal.

Raças
Classes: Guerreiro, Clérigo, Bardo, Ladrão, Mago e o Ranger. Igual as raças, as classes também tem um efeito único que pode ser usado pra safar o seu personagem das maiores encrencas, muito seção da tarde essa frase né?

Classes
Nível: De 1 a 10 pode ser marcado de qualquer forma com dado, caneta, tabuleiro, grãos ou seja lá o que for, é apenas pra marcar o avanço do seu personagem no jogo. Lembrando que chegando ao 10 ele ganha o jogo.

Tabuleiro feito por mim. (Arte da internet)

Equipamentos: Pode ser de tudo, desde uma espada muito curta até uma espada de 3 mãos. Isso soma ao nível do seu personagem + valor dos equipamentos + mais bônus qualquer, como poções. Vale lembrar que você no jogo tem uma cabeça, 2 mãos, pés, torso pra equipar equipamentos, claro que há cartas que digam que você tem 4 braços, 2 pés e assim por adiante. Também algumas cartas só podem ser usadas por alguns tipos de classes, raças ou sexo. E algumas outras não ocupam lugar só dão status mesmo.

Equipamentos diversos.
Maldições: Maldições são quase infinitas ao longo do jogo, existe pra tudo, perder equipamento, nível, perder classe e raça, ressuscitar monstros, ter medo de morto-vivos, evitar que tu use uma carta qualquer de efeito ou equipamento qualquer. Só o anel do desejo pode te salvar... My precious... Shhhiii, ela quer nóis...

Maldições.
Monstros: Os monstros são de acordo com um nível descrito acima dele, essa é a dificuldade que tu tens pra matar ele, somando seu nível + equipamentos + outros bônus. Exemplo se o monstro for 19 o jogador deve somar 20 pra matar ele. Caso o personagem não consiga vencer o monstro ele tem uma tentativa de fuga rolando um D6. Todo o monstro tem uma coisa ruim caso o personagem não consiga fugir, pode ser perder algum nível, descartar cartas, perder equipamentos, a morte ou algo muito pior, falar com uma voz de esquilo durante um tempo ou ser zoado porque morreu pra um peixinho dourado. Isso já aconteceu tá?

Monstros.
Amplificadores, Escudeiros, Montarias e outras cartas: Existe outra gamas de cartas que são amplificadores, dando algum bônus ou reduzindo-os seja pro Munchkin ou pro monstros. Também montarias e escudeiros que dão assessoria ao personagem de diversas formas. E algumas outras que evitam, desfaz ou obrigam os combates.




Então, o nicho do jogo deve matar monstros pra subir de nível e pegar tesouros pra ficar mais forte, entre isso e aquilo seus amigos vão te atrapalhar com as cartas mais sacanas e outros vão te oferecer ajuda por todos os tesouros do combate ou coisas piores, outros vão querer trocar itens e querer te passar a perna.

IMPORTANTE.

Não é pra levar Munchkin a sério, quem leva Munchkin a sério deve ter um retardo mental, quem quer ser troll no Munchkin também deve ter um probleminha pois Munchkin não precisa de nenhuma mecânica a mais pra zoar. É chato sério. =)

Quando alguém chegar zuando pra avacalhar simplesmente não convide mais pra jogar, já li e ouvi muitos casos que algum colega estraga o jogo por simplesmente querer se divertir de uma forma solitária. Ex: Um ladrão que só rouba por roubar, sem intenção de vencer ou progredir no jogo, assim elevando a partida a horas a fio e só ele acaba achando isso legal, só ele ta se divertindo e rindo igual um bobão... Já sabe na próxima vez não o chame pra jogar. Resumindo se alguém atrapalha a diversão de todos, jogue outro jogo com essa pessoa! Isso a própria comunidade do Munchkin recomenda tá...

Também é bom evitar pessoas que não tenham paciência pra explicar o jogo, ele é fácil de se aprender porem é extramente difícil joga-lo da maneira certa, existe tantas regrinhas e coisas que devem de ser obedecidas que talvez um novado não pegue o jogo de primeira, vejo muitas pessoas jogando o jogo errado e e algumas cartas com a tradução errada da Galápagos faz acontecer com mais frequência.

Se você perceber que alguém não está afim de jogar, SÉRIO não a convença do ao contrário, Munchkin tem a parte essencial da mecânica do jogo que "faz" o jogo acontecer, se ele jogar por jogar, vai aceitar e dar ajuda de qualquer maneira, vai jogar as cartas de qualquer forma deixando o jogo chato, deixa essa pessoa no facebook ou fazendo poli-chinelo no meio da sala.

Conclusão.

Munchkin não é um jogo pra qualquer um, ele é aquele jogo que deve ser jogado pra rir, ele é um meta jogo, ele tem um objetivo simples, a sorte é alta no jogo e um pouco de estratégia mantem o jogo vivo.
Um jogo muito legal pra se jogar num churrasco, bebendo uma cerveja ou naquele dia de chuva forte.
Com essas 3 regras abaixo pode jogar sem medo, mentira tem regra pra caramba.
1 – Você pode roubar enquanto ninguém perceber. É sério
2 – Em caso de dúvida, o dono do Munchkin tem a palavra final. Sério.
3 – A principal de todas. Bom jogo e muita diversão!
Prós: - Jogo de pura e simples diversão pois a zoeira never ends.
- O jogo talvez nunca se repita, nunca vai cair o mesmo material na sua mão e as mesmas cartas pro seus amigos.
- A arte do jogo é uma comédia a parte.
- Quem já jogou RPG vai identificar fácil com o jogo.
- Tem várias expansões deixando o jogo mais divertido e equilibrado.
- Cartas como Advogados que diz: "não ataca ladrões, é uma cortesia profissional" são boas pra quebrar o clima.
- Com as pessoas certas, o jogo pode render horas de risadas e lendas.

Contras: - O jogo pode durar de 1 hora até 3 dias.
- Existem pessoas que tem a rodada toda pra pensar no que fazer e espera chegar a sua vez pra dai pegar as cartas da mesa e ver o que sorte lhe trás, por isso que o jogo demora 3 dias.
- Não jogar com pessoas esquentadinhas.
- Algumas pessoas simplesmente por algum motivo aleatório não lêem as cartas e isso atrapalha só um pouco... HHHHAAAAaaaaa.
- Outras pessoas não sabem somar acabam enrolando o jogo. Sim, mais e menos, matemática, troco do pão.
- Pessoas que preferem jogos cooperativos ou menos ácidos tende a não gostar do jogo.
- Heavygames também tende a não gostar do jogo.

Classificação.



Extras. 

Você acabou de comprar o Munchkin e quer tirar dúvidas? Entre no grupo do facebook Munchkin Brasil vai ter uma frota de pessoas legais tirando suas duvidas em tempo real.
Você pode comprar Munchkin pelo site da Galápagos agora com cheetos nas caixas.
Se quiser o meu tabuleiro só mandar um e-mail pra mim, smarth_@hotmail.com arte minha e tudo mais. Sim eu gosto de fazer tabuleiros meus. Não permito a venda e nem a divulgação do mesmo sem solicitação.
Obs: é temático pro Zombies, que será abordado em breve.


O Termo Munchkin: Os Munchkins são cidadãos do país Munchkin (ou Munchkinlândia), o quadrante leste da Terra de Oz... Ta vou falar sério. haha. Munchkin é uma gíria americana para aquele jogador que só quer saber de poder e de itens mágicos! Ou matar, pilhar e destruir... Lembrou de alguém né?

O pessoal da Galápagos já respondeu a minha coluna Rolando o D10, terça-feira como sempre tenho novidades pra vocês. Espero que tenham gostado dessa resenha!

Até mais Munchkins.
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