Quest for Terrinoth
Overlord: Dicas e Estratégias
Salve, boardgamers! Hoje a gente continua a falar sobre o Overlord, dessa vez, um apanhado de dicas e estratégias (colhidas com minha experiência e com algumas discussões com outros jogadores) para melhorar as chances de massacrar os heróis jogando como Overlord. Vejamos a seguir.
Gaste as ações dos heróis
Os heróis
tem duas ações por herói a cada rodada (ou seja, no máximo 8 em uma partida com
4 heróis). Isso significa que cada ação para os heróis vale muito mais que para
o Overlord, que tem vários monstros. Portanto considere suas ações focando em
gastar ações dos heróis (além de cumprir seus objetivos).
Nocautear um
herói é a forma mais básica de gastar as ações dos heróis. Uma vez que um herói
está caído, ele não poderá fazer qualquer outra coisa além de usar uma ação de
Stand Up (levantar) e recuperar um pouco de Health ou esperar que um outro
herói use uma ação de reviver um outro herói (o que, embora custe somente uma
ação, não raramente o herói que vai ajudar irá gastar uma ação de movimento
para poder aplicar essa ação, que exige que o herói esteja adjacente ao
companheiro).
Contudo,
atacar sem pensar não é a melhor forma de gastar as ações dos heróis. Um
monstro fraco, como um Zumbi minion, não terá muita chance de derrotar um herói
com quase nenhum dano, por exemplo, mas ele pode andar e fechar uma porta no
meio da passagem dos heróis, forçando-os a gastar uma preciosa ação para abrir
novamente a porta.
Sempre tenha
isso em mente. Essa estratégia é a mais básica de todas, é a principal forma de
impedir os heróis de vencerem antes que você faça o mesmo.
Monstros: muitas ações, pouco poder de combate
Não custa
lembrar: monstros são bem mais fracos que heróis, mas estão em muito mais
números. Cada monstro do grupo tem direito a duas ações. Um grupo de 5 monstros
(digamos, Goblins Arqueiros), possuirá 10 ações disponíveis.
Use isso a
seu favor: ataque em ondas de monstros unidos e focando em um herói e evite
deixar monstros isolados no combate e fuja sempre que possível, use ações
salientes para abrir/fechar portas, posicionar monstros no caminho, etc... Isso
ajuda a gastar ações dos heróis. Eles precisarão gastar mais uma ação para
atacar o monstro que está na frente, por exemplo.
Sempre
reserve uma parte dos seus monstros para se focar somente em resolver seu
objetivo. Por exemplo, se o seu objetivo
é roubar determinados itens espalhados pelos cenários e fugir com eles, reserve
seus monstros mais rápidos para fazer isso e pegue o grupo de monstros maiores
e mais fortes/resistentes para ficar impedindo os heróis de chegar até eles.
Sua vantagem
está nos números, não no combate direto.
Seleção de Monstros
![]() |
Goblin Archer: mais perigoso que parece |
A maioria
das quests possui um ou mais grupos abertos (open groups), onde você pode
escolher qual(is) grupo(s) de monstros você vai usar para a quest. Conheça bem
as habilidades dos monstros e perceba que alguns são mais rápidos, outros são
mais lentos e resistentes, outros são relativamente poderosos, outros tem
habilidades para desgastar os heróis ou mesmo ajudar outros monstros.
Entenda o
que a quest disponibiliza e alega ser o seu objetivo. Coloque monstros conforme
suas habilidades para que tenham funções diferenciadas. Não adianta colocar
somente monstros pequenos ágeis e fracos em um cenário que envolva muito
combate direto, por exemplo. Considere também as habilidades dos heróis. Se
eles tem acesso a muitos blasts, talvez seja uma boa utilizar monstros grandes
que são mais resistentes e estão em menor número, correndo menos riscos com o
blast ou use monstros pequenos, mas rápidos, que possam sempre se movimentar
sem parar um adjacente ao outro (evite isso em cenários com pouco espaço para
locomoção).
Se os heróis
tem o hábito de adicionar condições aos monstros ou usam personagens de dano
focado (dano alto com um golpe e acesso amplo a pierce), talvez seja uma boa
ideia usar grupos mais numerosos e com monstros pequenos, diluindo as ações de
ataque e as condições não seria um problema muito grande (imobilizar um dragão
pode inutilizar metade do grupo, agora imobilizar um goblin é só 1 de 5
monstros que ficará parados, não fará tanta diferença).
Conheça os heróis
Tire um
tempo para ver as fichas dos heróis escolhidos para a campanha. Veja quem tem
baixo Alertness (logo, mais suscetível à maioria das armadilhas), quem tem
baixo Willpower (logo, mais suscetível a magias de controle e a condição
Diseased), etc... Confira também quem é o alvo mais fácil de derrotar com
velocidade para te dar mais cartas (geralmente Mages e Scouts são esse tipo de
alvo).
Tenha em
mente que habilidades eles tem para contra atacar as suas ações e tudo o mais.
Não adianta
de nada você ter muitas cartas focadas em, digamos, Traps, e todos os heróis
terem boas formas de combater armadilhas (se não com um bom Alertness, alguma
boa habilidade ou item que os permitam contornar os efeitos ruins).
Não use as cartas do Overlord de forma leviana
As cartas de
Overlord podem ser poderosas e podem ter efeitos divertidos e interessantes,
mas não use na primeira oportunidade. Aquela carta que dá bônus de dano é
ótima, mas é melhor ainda quando o bônus é justamente o necessário para matar o
herói (e puxar outra carta) em vez de ser aquele bônus que aumenta de 1 de dano
para 4 em um personagem com 12 pontos de Health sobrando. Usar Dark Charm para
fazer o herói se atacar é interessante, mas fazer isso para movê-lo para longe
do objetivo faltando uma rodada para que os heróis percam caso não consigam
chegar lá pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.
Não use
essas cartas para “melhorar” seu turno, use, principalmente, quando utilizar certo
efeito puder “destruir” os heróis ou suas estratégias (ou suas chances de vitória).
Lembre-se
também que as cartas na sua mão continuam na sua mão no segundo encontro.
Assim, se o destino do primeiro encontro estiver certo (você já está perdendo
ou claramente ganhando), evite usar mais cartas, guarde todas elas para o
segundo encontro. No entanto, no segundo encontro, use tudo o que tem antes do
final, você não guarda sua mão para uma próxima partida. Note que existem
algumas quests que só tem um encontro. Obviamente, trate o encontro como sendo
o último.
Fluidez no deck é tudo!
Ao mesmo
tempo em que se deve evitar usar as cartas de forma leviana, toda e qualquer
forma de acelerar as puxadas de cartas e fazer o deck fluir deve ser levada em
consideração. Derrotar herói é uma forma usual de fazer isso, mas outras formas
(geralmente outras cartas) permitem também puxar cartas, muitas vezes, puxar
várias cartas e descartar outras. Isso permite que o deck avance mais rápido no
intuito de colocar na sua mão todas as cartas específicas que você esteja
precisando naquele exato momento.
Lembre-se que o descarte de cartas não é tão
ruim, desde que sejam cartas que você não está precisando no momento e desde
que se puxe cartas que você esteja precisando. No final, a pilha de descartes é
reembaralhada formando novamente o deck. Então, se você dá fluidez ao seu deck,
logo aquele efeito que não era necessário antes (que foi descartado para acelerar o deck) e que pode passar a ser
necessário depois vai reaparecer em algum momento.
Exemplos de cartas que podem ajudar na fluidez do deck:
- Schemes (Universal): com ela, você vai descartando cartas do topo do deck até encontrar uma carta do tipo escolhido (Event/Magic/Trap). Particularmente útil com um deck focado em um tipo específico (ex: Traps) e em combo com a carta Plan Ahead (veja abaixo);
- Plan Ahead (Universal): não é uma carta que faz o Overlord puxar cartas diretamente, mas você pode puxar 5 cartas do topo do deck e escolher em que ordem vão ser puxadas. Com isso, você pode escolher o que vai puxar na próxima oportunidade, otimizando o seu resultado e a fluidez (você pode adiantar uma carta que ajuda a fluir o deck). Outro ponto é que ela realiza um combo interessante com Schemes: você planeja que tipo vai escolher (digamos, Event) e coloca todas as cartas que você não precisa acima (e serão descartadas) e as que quer manter para puxadas futuras no curto prazo abaixo da carta Event que você escolheu;
- Unholy Ritual (Magus): seu efeito é fazer com que o Overlord escolha um grupo de monstros e puxe uma carta para cada monstro, descartando todas até ficar com duas (segundo a errata, o efeito original é ainda melhor: você fica com uma carta para cada herói). Puxar de 2 a 5 cartas, escolher as duas melhores e ainda jogar fora as que não precisa? Excelente. Agora cuidado: usar essa carta faz com que todo os monstros do grupo escolhido tenha direito a apenas uma ação nesse turno. Não permita que o uso dessa carta atrapalhe o seu jogo.
Construa decks temáticos
O foco é
sempre bom, pois ajuda o Overlord a aplicar vários efeitos poderosos de um
estilo só, sempre focando nas fraquezas dos heróis. As classes de Overlord
ajudam a tornar seu deck temático, procure focar em uma classe, pegando poucas cartas
Universais e de outras classes. Um deck com uma variedade muito grande de
efeitos é um deck sem controle. Melhor ter um acervo específico de efeitos
tendo certeza de que tipo de cartas irá puxar (geralmente) que ter um acervo
generalista, podendo puxar efeitos muito diferenciados, impedindo o
planejamento estratégico e os combos.
Portanto, não abuse da compra de cartas de outras classes.
Uma outra forma de contribuir para a construção de decks temáticos é justamente retirar cartas básicas do deck (lembrando que não pode ter menos que 15 cartas no deck). Com isso, você aumenta as chances de aparecerem cartas que são parte do seu enfoque. Por exemplo: se todos os heróis tem um Alertness muito alto, não faz muito sentido manter as cartas Trap no deck. Talvez seja mais interessante retirar as cartas do deck básico e montar um deck focado em outra coisa, quem sabe, comprando Web Trap do Saboteur que exige teste de Myght, caso os heróis sejam fracos contra isso.
Itens e dinheiro
A principal
forma que os heróis usam para crescer em poder é justamente a pilhagem de
dinheiros e equipamentos. Quanto mais dinheiro eles tem, mais equipamentos
poderosos eles podem comprar nas lojas entre quests.
Assim, uma
boa forma de podar o poderio dos heróis é justamente impedir que eles puxem
search cards. Por isso, bloqueie os search tokens, gaste ações dos heróis e
apresse ao máximo a conclusão de um encontro para que os heróis sejam
confrontados com escolhas do tipo “pegar mais um search token ou ter a chance
de ganhar o encontro”.
Nunca
permita que os heróis consigam destruir quase que completamente os monstros, de
modo que eles tenham tempo de sobra para procurar em todos os search tokens
restantes.
Jogue Sujo
Não, não é
para você quebrar as regras do jogo. A ideia aqui é usar todo tipo de
estratégia suja que irrite e desestabilize os heróis. Você é um vilão odiado,
faça por merecer!
Em quests de
corrida (principalmente) coloque monstros grandes atrapalhando o caminho em
corredores de 2 quadrados de largura, obrigando os heróis a atacar primeiro
antes de correrem (gastando ações). Coloque monstros grandes em cima de Search
Tokens. Isso vai impedi-los de alcançar rapidamente o token. Algumas vezes,
eles podem até esquecer que o token estava ali embaixo do monstro esse tempo
todo (sim, isso já aconteceu na minha mesa – mais de uma vez).
Uma dica
psicológica é esperar um tempo antes de usar as cartas que modificam ações
(como bônus de dano, ou re-rolar dados). Deixe os heróis respirarem aliviados
por aquela ação do monstro não ter dado certo e, só então, antes de se dar por
vencido, lance a carta matadora que muda todo o resultado, destruindo a moral
deles (faça isso especialmente nas ações decisivas). Os jogadores de heróis
terão a nítida sensação de que o Overlord é overpower e que sempre terá cartas
na manga para tudo, poderão ficar menos dispostos a arriscar e manterão uma
estratégia mais “presa”, tornando-se mais previsíveis e suscetíveis a
estratégias de longo prazo mais elaboradas. Use essa estratégia com parcimônia,
entretanto. Não queremos que os jogadores parem de falar com você ou que eles
tenham a impressão de que não é possível ganhar de Herói nesse jogo e parem de
jogar.
Conclusão
Existem
inúmeras estratégias que ainda possam ser discutidas, incluindo as especificas
dos decks básicos, das cartas Universais e das classes de Overlord disponíveis,
além, claro, do que os Lieutenant Packs tem a oferecer em termos de
variabilidade estratégicas. Tudo isso será discutido em outras oportunidades.
Possivelmente,
também, existem estratégias gerais que não foram abordadas aqui. Sintam-se
livres para sugerir suas próprias estratégias e discutir as possibilidades.
Quanto mais desgraça o Overlord puder trazer aos heróis, melhor!