Overlord: Dicas e Estratégias

Quest for Terrinoth

Overlord: Dicas e Estratégias

Salve, boardgamers! Hoje a gente continua a falar sobre o Overlord, dessa vez, um apanhado de dicas e estratégias (colhidas com minha experiência e com algumas discussões com outros jogadores) para melhorar as chances de massacrar os heróis jogando como Overlord. Vejamos a seguir.

Gaste as ações dos heróis


Os heróis tem duas ações por herói a cada rodada (ou seja, no máximo 8 em uma partida com 4 heróis). Isso significa que cada ação para os heróis vale muito mais que para o Overlord, que tem vários monstros. Portanto considere suas ações focando em gastar ações dos heróis (além de cumprir seus objetivos).

Nocautear um herói é a forma mais básica de gastar as ações dos heróis. Uma vez que um herói está caído, ele não poderá fazer qualquer outra coisa além de usar uma ação de Stand Up (levantar) e recuperar um pouco de Health ou esperar que um outro herói use uma ação de reviver um outro herói (o que, embora custe somente uma ação, não raramente o herói que vai ajudar irá gastar uma ação de movimento para poder aplicar essa ação, que exige que o herói esteja adjacente ao companheiro).

Contudo, atacar sem pensar não é a melhor forma de gastar as ações dos heróis. Um monstro fraco, como um Zumbi minion, não terá muita chance de derrotar um herói com quase nenhum dano, por exemplo, mas ele pode andar e fechar uma porta no meio da passagem dos heróis, forçando-os a gastar uma preciosa ação para abrir novamente a porta.

Sempre tenha isso em mente. Essa estratégia é a mais básica de todas, é a principal forma de impedir os heróis de vencerem antes que você faça o mesmo.

Monstros: muitas ações, pouco poder de combate


Não custa lembrar: monstros são bem mais fracos que heróis, mas estão em muito mais números. Cada monstro do grupo tem direito a duas ações. Um grupo de 5 monstros (digamos, Goblins Arqueiros), possuirá 10 ações disponíveis.

Use isso a seu favor: ataque em ondas de monstros unidos e focando em um herói e evite deixar monstros isolados no combate e fuja sempre que possível, use ações salientes para abrir/fechar portas, posicionar monstros no caminho, etc... Isso ajuda a gastar ações dos heróis. Eles precisarão gastar mais uma ação para atacar o monstro que está na frente, por exemplo.

Sempre reserve uma parte dos seus monstros para se focar somente em resolver seu objetivo.  Por exemplo, se o seu objetivo é roubar determinados itens espalhados pelos cenários e fugir com eles, reserve seus monstros mais rápidos para fazer isso e pegue o grupo de monstros maiores e mais fortes/resistentes para ficar impedindo os heróis de chegar até eles.

Sua vantagem está nos números, não no combate direto.

Seleção de Monstros


Goblin Archer: mais perigoso que parece
A maioria das quests possui um ou mais grupos abertos (open groups), onde você pode escolher qual(is) grupo(s) de monstros você vai usar para a quest. Conheça bem as habilidades dos monstros e perceba que alguns são mais rápidos, outros são mais lentos e resistentes, outros são relativamente poderosos, outros tem habilidades para desgastar os heróis ou mesmo ajudar outros monstros.

Entenda o que a quest disponibiliza e alega ser o seu objetivo. Coloque monstros conforme suas habilidades para que tenham funções diferenciadas. Não adianta colocar somente monstros pequenos ágeis e fracos em um cenário que envolva muito combate direto, por exemplo. Considere também as habilidades dos heróis. Se eles tem acesso a muitos blasts, talvez seja uma boa utilizar monstros grandes que são mais resistentes e estão em menor número, correndo menos riscos com o blast ou use monstros pequenos, mas rápidos, que possam sempre se movimentar sem parar um adjacente ao outro (evite isso em cenários com pouco espaço para locomoção).

Se os heróis tem o hábito de adicionar condições aos monstros ou usam personagens de dano focado (dano alto com um golpe e acesso amplo a pierce), talvez seja uma boa ideia usar grupos mais numerosos e com monstros pequenos, diluindo as ações de ataque e as condições não seria um problema muito grande (imobilizar um dragão pode inutilizar metade do grupo, agora imobilizar um goblin é só 1 de 5 monstros que ficará parados, não fará tanta diferença).

Conheça os heróis


Tire um tempo para ver as fichas dos heróis escolhidos para a campanha. Veja quem tem baixo Alertness (logo, mais suscetível à maioria das armadilhas), quem tem baixo Willpower (logo, mais suscetível a magias de controle e a condição Diseased), etc... Confira também quem é o alvo mais fácil de derrotar com velocidade para te dar mais cartas (geralmente Mages e Scouts são esse tipo de alvo).

Tenha em mente que habilidades eles tem para contra atacar as suas ações e tudo o mais.

Não adianta de nada você ter muitas cartas focadas em, digamos, Traps, e todos os heróis terem boas formas de combater armadilhas (se não com um bom Alertness, alguma boa habilidade ou item que os permitam contornar os efeitos ruins).

Não use as cartas do Overlord de forma leviana


As cartas de Overlord podem ser poderosas e podem ter efeitos divertidos e interessantes, mas não use na primeira oportunidade. Aquela carta que dá bônus de dano é ótima, mas é melhor ainda quando o bônus é justamente o necessário para matar o herói (e puxar outra carta) em vez de ser aquele bônus que aumenta de 1 de dano para 4 em um personagem com 12 pontos de Health sobrando. Usar Dark Charm para fazer o herói se atacar é interessante, mas fazer isso para movê-lo para longe do objetivo faltando uma rodada para que os heróis percam caso não consigam chegar lá pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

Não use essas cartas para “melhorar” seu turno, use, principalmente, quando utilizar certo efeito puder “destruir” os heróis ou suas estratégias (ou suas chances de vitória).

Lembre-se também que as cartas na sua mão continuam na sua mão no segundo encontro. Assim, se o destino do primeiro encontro estiver certo (você já está perdendo ou claramente ganhando), evite usar mais cartas, guarde todas elas para o segundo encontro. No entanto, no segundo encontro, use tudo o que tem antes do final, você não guarda sua mão para uma próxima partida. Note que existem algumas quests que só tem um encontro. Obviamente, trate o encontro como sendo o último.

Fluidez no deck é tudo!


Ao mesmo tempo em que se deve evitar usar as cartas de forma leviana, toda e qualquer forma de acelerar as puxadas de cartas e fazer o deck fluir deve ser levada em consideração. Derrotar herói é uma forma usual de fazer isso, mas outras formas (geralmente outras cartas) permitem também puxar cartas, muitas vezes, puxar várias cartas e descartar outras. Isso permite que o deck avance mais rápido no intuito de colocar na sua mão todas as cartas específicas que você esteja precisando naquele exato momento. 

Lembre-se que o descarte de cartas não é tão ruim, desde que sejam cartas que você não está precisando no momento e desde que se puxe cartas que você esteja precisando. No final, a pilha de descartes é reembaralhada formando novamente o deck. Então, se você dá fluidez ao seu deck, logo aquele efeito que não era necessário antes (que foi descartado para acelerar o deck) e que pode passar a ser necessário depois vai reaparecer em algum momento.

Exemplos de cartas que podem ajudar na fluidez do deck:

  • Schemes (Universal): com ela, você vai descartando cartas do topo do deck até encontrar uma carta do tipo escolhido (Event/Magic/Trap). Particularmente útil com um deck focado em um tipo específico (ex: Traps) e em combo com a carta Plan Ahead (veja abaixo);
  • Plan Ahead (Universal): não é uma carta que faz o Overlord puxar cartas diretamente, mas você pode puxar 5 cartas do topo do deck e escolher em que ordem vão ser puxadas. Com isso, você pode escolher o que vai puxar na próxima oportunidade, otimizando o seu resultado e a fluidez (você pode adiantar uma carta que ajuda a fluir o deck). Outro ponto é que ela realiza um combo interessante com Schemes: você planeja que tipo vai escolher (digamos, Event) e coloca todas as cartas que você não precisa acima (e serão descartadas) e as que quer manter para puxadas futuras no curto prazo abaixo da carta Event que você escolheu;
  • Unholy Ritual (Magus): seu efeito é fazer com que o Overlord escolha um grupo de monstros e puxe uma carta para cada monstro, descartando todas até ficar com duas (segundo a errata, o efeito original é ainda melhor: você fica com uma carta para cada herói). Puxar de 2 a 5 cartas, escolher as duas melhores e ainda jogar fora as que não precisa? Excelente. Agora cuidado: usar essa carta faz com que todo os monstros do grupo escolhido tenha direito a apenas uma ação nesse turno. Não permita que o uso dessa carta atrapalhe o seu jogo.

Construa decks temáticos


O foco é sempre bom, pois ajuda o Overlord a aplicar vários efeitos poderosos de um estilo só, sempre focando nas fraquezas dos heróis. As classes de Overlord ajudam a tornar seu deck temático, procure focar em uma classe, pegando poucas cartas Universais e de outras classes. Um deck com uma variedade muito grande de efeitos é um deck sem controle. Melhor ter um acervo específico de efeitos tendo certeza de que tipo de cartas irá puxar (geralmente) que ter um acervo generalista, podendo puxar efeitos muito diferenciados, impedindo o planejamento estratégico e os combos.

Portanto, não abuse da compra de cartas de outras classes. 

Uma outra forma de contribuir para a construção de decks temáticos é justamente retirar cartas básicas do deck (lembrando que não pode ter menos que 15 cartas no deck). Com isso, você aumenta as chances de aparecerem cartas que são parte do seu enfoque. Por exemplo: se todos os heróis tem um Alertness muito alto, não faz muito sentido manter as cartas Trap no deck. Talvez seja mais interessante retirar as cartas do deck básico e montar um deck focado em outra coisa, quem sabe, comprando Web Trap do Saboteur que exige teste de Myght, caso os heróis sejam fracos contra isso.


Itens e dinheiro



A principal forma que os heróis usam para crescer em poder é justamente a pilhagem de dinheiros e equipamentos. Quanto mais dinheiro eles tem, mais equipamentos poderosos eles podem comprar nas lojas entre quests.

Assim, uma boa forma de podar o poderio dos heróis é justamente impedir que eles puxem search cards. Por isso, bloqueie os search tokens, gaste ações dos heróis e apresse ao máximo a conclusão de um encontro para que os heróis sejam confrontados com escolhas do tipo “pegar mais um search token ou ter a chance de ganhar o encontro”.

Nunca permita que os heróis consigam destruir quase que completamente os monstros, de modo que eles tenham tempo de sobra para procurar em todos os search tokens restantes.

Jogue Sujo


Não, não é para você quebrar as regras do jogo. A ideia aqui é usar todo tipo de estratégia suja que irrite e desestabilize os heróis. Você é um vilão odiado, faça por merecer!

Em quests de corrida (principalmente) coloque monstros grandes atrapalhando o caminho em corredores de 2 quadrados de largura, obrigando os heróis a atacar primeiro antes de correrem (gastando ações). Coloque monstros grandes em cima de Search Tokens. Isso vai impedi-los de alcançar rapidamente o token. Algumas vezes, eles podem até esquecer que o token estava ali embaixo do monstro esse tempo todo (sim, isso já aconteceu na minha mesa – mais de uma vez).

Uma dica psicológica é esperar um tempo antes de usar as cartas que modificam ações (como bônus de dano, ou re-rolar dados). Deixe os heróis respirarem aliviados por aquela ação do monstro não ter dado certo e, só então, antes de se dar por vencido, lance a carta matadora que muda todo o resultado, destruindo a moral deles (faça isso especialmente nas ações decisivas). Os jogadores de heróis terão a nítida sensação de que o Overlord é overpower e que sempre terá cartas na manga para tudo, poderão ficar menos dispostos a arriscar e manterão uma estratégia mais “presa”, tornando-se mais previsíveis e suscetíveis a estratégias de longo prazo mais elaboradas. Use essa estratégia com parcimônia, entretanto. Não queremos que os jogadores parem de falar com você ou que eles tenham a impressão de que não é possível ganhar de Herói nesse jogo e parem de jogar.

Conclusão


Existem inúmeras estratégias que ainda possam ser discutidas, incluindo as especificas dos decks básicos, das cartas Universais e das classes de Overlord disponíveis, além, claro, do que os Lieutenant Packs tem a oferecer em termos de variabilidade estratégicas. Tudo isso será discutido em outras oportunidades.

Possivelmente, também, existem estratégias gerais que não foram abordadas aqui. Sintam-se livres para sugerir suas próprias estratégias e discutir as possibilidades. Quanto mais desgraça o Overlord puder trazer aos heróis, melhor!
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