Já joguei Smash Up e você?

Eaaaaaaiiiiiiiiiiiiiii galera!!!!

Depois de um tempo em off, eu volto, quando a correria chega, o hobby fica em segundo plano. SORRY!


Hoje eu vim falar de um "Jogo mega temático de insanidade total!" Sim, isso está na capa 
dele.

Alguém descobriu qual jogo é? SIM o Smash Up.



E quando eu falo desse jogo, sempre me vem essa imagem na cabeça! 



Quem falar que Smash Up que "É um jogo muito simples, basta fazer pontinhos e vencer!" está te enganando, eu tive uma grata surpresa em perceber que esse jogo tem MUITO de estratégia e jogadas certas para fazer as coisas acontecerem, sim eu tive um certo pré-conceito de achar que seria apenas mais um jogo para se passar o tempo, alias são os que eu mais gosto, e no fim ele é divertido e bem dinâmico. Ainda bem! 

O jogo!

O jogo é sobre facções que lutam para dominar bases e assim conquistar a terra, basta fazer 15 pontos, mas se tu quiser achar que o jogo é sobre fazer chá com pessoas diferentes e divertidas também vale, porque afinal o jogo é insano.

Vamos começar com as facções, existe 8 no jogo base.


Da direita para esquerda e de cima para baixo, as facções são: 

Os Magos, Robôs, Ninjas, Zumbi, Piratas, Alienígenas, Trapaceiros e Dinossauros. 

Cada um com suas qualidades e tipos de jogadas, que o jogador deve estudar antes de escolher ou não, porque o jogo pode ser aleatório também e toda a sua estrategia vai pro ralo. 

Geralmente você sorteia as facções duas para cada um, totalizando 40 cartas e ficando mais ou menos assim, Ninjas Piratas, Aliens Dinossauros ou Magos Zumbis. Esqueci uma, mas não importa.

Depois das sua facções escolhidas você deve dominar as Bases, ou melhor explodir as bases, para pontuar. 


Esse tipo de carta tem um limite que destroem a base, pontuação pra quem tiver mais, menos ou quase nada de lacaios nessa base e por fim o efeito carta quanto ela é destruída.

Como a bases tem vários números, textos e coisas e para explicar como ela funciona, vejam a imagem a baixo. 

Não sei quem é o dono da imagem, mas créditos a ele! :)

Enfim, para pontuar numa base basta ir jogando lacaios nela, vamos falar deles agora!

Nas cartas de jogador existe Lacaios e Ações.


Como você pode jogar apenas 01 Lacaio ou Ação por turno, essas cartas normalmente fazem você fazer mais dessas ações ou avacalhar com seus amiguinhos.

Ação é algo que acontece e sai fora, a não ser que tenha algo como permanente nela.

Lacaios, eles tem um número que é o faz a contagem de pontos para uma base explodir, no exemplo acima Grão-Mago dá 4 pontos para base que ele tiver alocado, se tiver outro lacaio de qualquer outro jogador ou dele mesmo, também vai somar assim chegando a algum total de pontos, 4 + 3 de um outro lacaio daria 7 e assim vai somando até chegar no total do cenário em que o Lacaio está.

Um exemplo, a seguir, mostra o zumbi dando 2 pontos numa base imaginária.


Ha, esse marcador e essa tabelinha não vem com o jogo. =/

Quando você fizer as bases explodem você ganhará os pontos conforme a quantidade de lacaios somados na base, por isso cada base tem 3 números no centro como vimos lá em cima.

Os pontos de vitórias são com tokens de marcadores, chegando a 15 você vence!


Nessa altura você já entendeu como se joga ou não, alias é meio Caótico mesmo, enfim, ficou com um gostinho na boca? Bora jogar?

O jogo parece simples, mas eu honestamente quebrei a cara quando achei isso, que ele tem um foco bem legal de deckbuilder e tomada de decisões que faz se encaixar em qualquer coleção e pra qualquer tipo de jogador, aquele jogador que gosta de avacalhar cabe aqui e aquele que gosta de pontuar e vencer, também tem lugar, tem lugar pra todos nesse jogo, ele pode precisar de umas expansões com o tempo, lá fora existe várias, inclusive com foco em outros jogos, o que me deixa bem aliviado e com isso provavelmente fará Galápagos trazer uma hora ou outra. 



- O jogo tem uma rejogabilidade alta. 
- É insano.
- Agrada desde do mais zueiro até o mais competitivo. 
- Arte muito bacana.



-  O jogo pode demorar HORAS caso alguém queira avacalhar.
- Quem não for muito fã de deckbuilder pode não gostar do jogo.




Classificação:


Você pode conseguir esse jogo comprando com um dos nosso parceiros a Bucaneiros Jogos.

Nem eu acredito que saiu finalmente uma resenha esse ano, mas não se preocupem, já fiz outra e já está agendada espero que eu consiga manter um ritmo bom!

Abraços pessoal e até a próxima.
Blog Widget by LinkWithin