Runicards é da Kalango Analógico, criado por Rovalde Banchieri, depois de um sucesso no Catarse saiu do papel e virou realidade.
Runicards é um boardgame cooperativo (você e seus amigos contra a mesa) ou você contra seus amigos no modo Império. Detalhe importante esse jogo pode ser jogado sozinho!
Na época apoiei como Herói das Runas, acabei ganhando uns extras, que foi o mapa em tecido, caixa de madeira, poster, marcadores de vidros e o famoso deck do Piratas.
NOTA! Hoje ele é vendido comercialmente e não inclui todos os extras da foto em seu site.
![]() |
Kit colecionador. |
Em Runicards no modo aventura você é o herói e luta contra o mau, ilustra uma aventura tradicional de D&D (Dugeons and Dragons/RPG), porem sem homens estranhos numa sala apertada, tomando bebidas gasosas a base de cafeina, enquanto velas negras queimam e rituais macabros acontecem.
Você escolhe uma aventura, nela conta a história, mostra o chefe da aventura e um beneficio que o grupo ganha caso faça tal evento durante o mesmo.
![]() |
Tipo das cartas frente e verso. |
![]() |
Os Heróis |
Cartas de desafio são aquelas que obrigam o jogador a descartar cartas pra não acontecer algo negativo ou cartas de cenário que afeta os jogadores ou monstros até mesmo os dois ao mesmo tempo.
Tesouros são equipamentos e runas pra equipar os heróis. Né?
![]() |
Detalhe da caixa de madeira e seu acabamento. |
![]() |
Tabuleiro do jogo em papel e tecido. |
Como eu disse acima cada aventura tem um chefe ou famoso Boss, Chefão, Capiroto, ele é um dos últimos 4 monstros da pilha, e terá status e regras diferentes pra cada aventura, chegando até ele e o derrotando será o vencedor. Caso alguém da mesa acabe ficando com 0 pontos de vida o grupo todo PERDE. Isso mesmo perde...Cabo, fim...
No modo império, é o seu herói remanejando recursos e monstros contra seus adversários da mesa, pra construir seu império, esse modo dá pra 4 jogadores POREM se tu tiver dois Runicards dá pra 8 e assim ao infinito.
![]() |
Caixa comercial do Runicards, manual e marcadores. |
Runicards é o jogo perfeito pra quem está sem mestre no momento ou naquele dia que não teve jogo de RPG porque seu amigo trocou os dados por uma namorada, o preço dele compensa porque o material é de qualidade e são mais de 450 cartas, tabuleiro e marcadores. O jogo tem o tempero certo e pra quem é habituado ao RPG padrão não se perde na mesa, com muitos heróis, poderes e tesouros as combinações podem ser sempre diferentes. Quem não tem em sua coleção deve rever seus conceitos e dar oportunidade a esse Super jogo da Kalango.
Prós: - O jogo é bem intuitivo, comparando valores nas suas cartas entre, dano, velocidade e vida contra os do monstros.
- O tempo de jogo varia por cada jogador na mesa em média 15 minutos por cada herói.
- Como pode ser jogado solo ou em grupo é do tipo de jogo que te salva do tédio em qualquer ocasião ou te deixa mais forever alone.
- Como também tem 2 modos de jogo não chega a enjoar.
- A qualidade do jogo está em alto nível acredito que deve ser de melhor que se consiga em território nacional com esse orçamento.
Contras: - O Jogo não teve as artes de heróis e monstros próprias, foram comprados num banco de imagem, isso tira um pouco do brilho do jogo.
- Com o trio noob na mesa que é Paladino, Ladra e Feiticeira, o jogo fica bem mais fácil pro heróis.
- Também o manual pro modo Império deixa bastante dúvidas, o que vai ser sanado com a nova versão do manual digital que será lançado em breve.
- Como não existe rolagem de dados algumas pessoas podem achar o jogo meio parado.
Extra: No facebook você encontra uma comunidade que lá surgiu mais modos de jogos e tudo gratuitamente pra baixar e imprimir. vale apena ir lá conferir. Grupo do facebook
Classificação do jogo.
Em breve uma entrevista com o Rovalde... Falta só ele responder haha
E por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado da resenha!