
Hoje traremos a mesa um ótimo
jogo: Carcassonne!
Lançado originalmente em 2000
(2013 no Brasil), Carcassonne (ou Domínio de Carcassonne, não sei por que a
Grow fez isso!!!) é um jogo simples, rápido e bom. De dois a cinco jogadores,
uma partida dura em média 45 minutos.
- E como se joga?

- Mas como assim?
Simples. Ao posicionar a cartela
na mesa, deve seguir duas regras. Primeira: Pelos menos um dos lados da cartela
deve encostar na outra que já está na mesa. Segunda: Estradas só podem ser
colocadas ao lado de estradas, cidades com cidades e campos com campos. Ou
seja, uma estrada não pode terminar repentinamente em um campo, por exemplo.
Depois, o jogador pode colocar um
de seus seguidores na cartela que acabou de jogar e somente nela. Se o seguidor
for posto em uma cidade, ele se torna um Cavaleiro. Já numa estrada, um Ladrão.
E no campo, um Fazendeiro. Há também o Monge, que é o seguidor colocado em um
monastério, que são cartelas cercadas por campos por todos os lados, ou cercada
de campos e estradas.


E o motivo dessas denominações é
que só pode haver um Cavaleiro, Ladrão e Fazendeiro em seu respectivo lugar. Já
havendo um Cavaleiro do jogador vermelho em uma cidade, o jogador azul não pode
por outro. Por isso, não raramente, a cartela de terreno que se pegou na pilha
pode não servir para você, mas pode ser decisiva para seu adversário, e como
você é obrigado a coloca-la na mesa... Que comesse a negociação! Sabe, uma mão
lava a outra, certo? Na vez do seu adversário pode sair aquele terreno perfeito
e se você já o ajudou uma vez, pode ser que haja retribuição.
Nota: Não existem regras de
negociação no jogo, não oficialmente. Mas depois de tantas e tantas partidas,
podemos dizer com certeza: Isso vai acontecer!
- E como se ganha?
Lembre-se o importante é
competir, mas é bom ganhar! E para ganhar em Carcassonne é necessários acumular
mais Pontos, que se ganha concluindo as Estradas, Cidades e Monastérios. Uma
cidade ou estrada é concluída quando não for mais possível colocar outra
cartela de terreno. Quanto maior a estrada/estrada, mais pontos. E um
monastério é concluído quando é cercado por oito cartelas de terreno. Se houver
Cavaleiros/Ladrões de vários jogadores em uma mesma cidade/estrada concluída,
ganha os pontos que tiver mais seguidores no local. Sim, é possível isso
acontecer, pois duas ou mais cidades/estradas podem, como o colocar das cartelas
de terreno, tornarem-se uma só.
Quando uma estrutura é concluída,
todos os seguidores voltam para as mãos de seus jogadores, portanto, cuidado!
Eles só voltam para sua mão desta forma, então, use-os sabiamente para não
ficar sem nenhum!
O jogo termina quando a última
cartela de terreno for colocada na mesa. Contam-se os Pontos dos Campos (que
dependem do número de cidades concluídas) e das demais estruturas abertas (que
passam a valer menos) e quem tiver mais pontos vence.
Por já ter alguns anos (catorze, para ser mais exato), Carcassonne conta com um grande numero de expansões (nenhuma traduzida até agora) que mudam algumas regras (falaremos das expansões em outro Tá na Mesa!).
No geral, é um jogo
leve. Um ótimo jogo de entrada para que nunca jogou outros Boardgames. As
regras são simples (na terceira rodada todos já estarão entendendo sua
dinâmica) e totalmente independente de idioma.


Bom, pessoal, Carcassonne é um dos
nosso jogos favoritos. Sempre que fazemos jogatinas em casa, ele está na mesa.
Espero te tenham gostado da nossa coluna de estreia. Tá na Mesa volta semana
que vem com mais um delicioso boardgame.