JQJ - Como surgiu a ideia do jogo e porque essa temática?
Debbio: A ideia do jogo surgiu das próprias picaretagens dos pastores... certa vez, alguém em um debate disse "ei, por que vocês não fazem um jogo a respeito dessa zoeira absurda dos pastores evangélicos?" e ai decidimos fazer.
JQJ - Você acha que esse jogo fechará algumas portas pra você?
JQJ- Dá pra perceber um preconceito muito forte sobre o jogo, será porque temos como cultura que
Religião não se discute?
Debbio: Duvido. Se a pessoa ficou ofendida por estarmos zoando com gente pilantra, certamente não é alguém que eu queira que "abra" nenhuma porta para mim.
JQJ- Dá pra perceber um preconceito muito forte sobre o jogo, será porque temos como cultura que
Religião não se discute?
Debbio: Tenho visto pequenas e isoladas manifestações. A imensa maioria até agora é a favor do jogo, arrecadamos o pedido no catarse em 4 dias e estamos chegando a todas as metas que propusemos. o resultado do publico, mesmo gamer, está sendo muito positivo.
Debbio: Não. Estamos com o batalhão de advogados ungidos e tudo preparado para qualquer coisa. Fora que qualquer pastor que se meter a besta terá seu nome e processo jogado em público, e não acredito que nenhum deles queira mais esse tipo de publicidade negativa. Além do mais, não usamos nenhum pastor real como molde no jogo, apenas personagens fictícios :)
Debbio: Os principais são Magic, Bang e Uno. São pastores e Igrejas em um quebra-quebra para ver quem consegue acabar com a reputação dos outros primeiros, e acumular mais recursos.
Debbio: Para testar se a ideia funcionaria. Como você colocou, é um jogo polêmico e queríamos ver se seria apenas uma "piada interna" nossa ou se ele teria capacidade de se tornar um grande jogo. E, com ainda 10 dias de crowdfunding, já tivemos quase 400 copias do jogo vendidas, fora os pedidos de lojistas e de pré-venda no site. Acho que podemos dizer que o jogo é um grande sucesso.
Debbio: Devemos fazer pequenas expansões semestrais, com cartas baseadas nas picaretagens que os pastores forem fazendo ao longo do ano, de modo que seja barato para quem joga atualizar... como o PIGN é baseado em noticias de jornal, isso nos limita um pouco na "invencionice" pro jogo... embora muita gente tenha nos pedido para fazer um jogo com a mesma mecânica de jogo do PIGN, mas com outro cenário... como Fantasia medieval... testamos e funciona, então é possível que tenhamos algumas novidades mais para a frente.
Debbio: O próximo projeto é o retorno do RPGQuest. Vocês verão muita coisa sobre ele em breve!
JQJ - Tem alguma dica ou sugestão pra quem tem algum projeto parado ou em andamento pra sair do papel?
Debbio: Acredite no seu projeto.Acabou!!! Mais a zoeira não, se ainda não apoiou o projeto, corre que dá tempo, só clicar ali do ladinho e ser feliz, amém irmão?
E se liguem galera, amanhã haverá estreia de mais uma coluna aqui no Blog!
Abraços