Expansões Descent 2e


Quest for Terrinoth

Expansões Descent 2e!

Salve boardgamers! Estamos de volta com a nossa coluna sobre Descent 2e e, dessa vez, não faremos um review, mas uma discussão sobre as expansões desse jogo, tão famoso entre muitos jogadores.




Todos sabemos que uma das grandes características de Descent 2e é que trata-se de um jogo que parece implorar por mais expansões. Na sua primeira edição, o jogo teve uma quantidade grande de expansões, grandes e pequenas e tudo indica que essa segunda terá ainda mais!

Isso se torna um problema para quem é novato no jogo ou para quem até gostaria de expandir o jogo, mas não quer ou não pode gastar seu suado dinheirinho em todas elas, quer escolher a(s) melhor(es) e pronto.

Esse aqui será, senão um guia, um ponto de partida para você escolher que expansão comprar ou mesmo se você quer todas as expansões de fato. Vou falar minha opinião geral sobre cada uma delas, mas com certeza teremos reviews de cada uma das expansões. Vamos lá!

Primeiro de tudo: eu tenho que comprar expansões?


Ok, via de regra, nenhum jogo pode realmente te forçar a comprar expansões, obviamente. Contudo, existem alguns jogos que necessitam ter expansões para funcionar legal ou de forma equilibrada, de tal forma que a sua diversão com o jogo é menor do que realmente deveria ser, a menos que tenha expansões.

Expansões! Expansões!!! *.*
A boa notícia é: não é o caso de Descent 2e. Você tem realmente muito material para usar, mas muito mesmo! Só a campanha básica do jogo, The Shadow Rune, te dá um aparato de 20 quests. Procure na sua coleção aqueles jogos de tabuleiros modular que tem vários “cenários” ou “quests” ou “missões” diferentes para melhorar a jogabilidade. Me responda quantos deles tem mais do que 10 cenários? Poucos. Quantos tem 20? Menos ainda! Provavelmente nenhum. No modo campanha, você pode simplesmente escolher uma sequência de quests totalmente diferentes, mudando bastante as partidas jogadas (no Ato 1, entretanto, só 5 quests estão disponíveis na campanha para se escolher 3, então o Ato 1 do jogo é um pouco repetitivo).

Além disso, o fato do jogo ter o Quest Vault e muitos tiles de tabuleiros modulares, a quantidade de cenários que você pode fazer por conta própria (e a que já tem disponível nas comunidades de jogadores) é incrível.

Em termos de heróis, você tem 8 personagens e cada um com 2 classes disponíveis para o seu arquétipo, totalizando uma combinação de 16 heróis possíveis para você. Você pode jogar 16 campanhas de herói e ainda experimentar alguma novidade no jogo, principalmente considerando que, ao jogar com uma mesma classe, você pode ter um gameplay relativamente diferente se escolher outro conjunto de skills! 

O Overlord não varia tanto, entretanto, já que só tem 3 classes, mesmo podendo combinar poderes específicos das várias classes e das cartas universais e mesmo tendo 9 grupos de monstros para usar, nesse ponto, o jogo deixa um pouco a desejar.

Em todo o caso, tem gameplay disponível no jogo para uma eternidade, pode ficar tranquilo(a)!

Ok, mas e as expansões?


As expansões podem ser divididas em 4 classificações:

  • Expansões Maiores: caixas grandes. São expansões que vem 4 classes, 4 heróis e 4 grupos de monstros novos, além de uma campanha completa nova e outras regras e mecânicas adicionais e bem mais de todos os componentes;
    Todos os heróis das expansões maiores e menores
  • Expansões Menores: vem 2 classes, 2 heróis e 2 grupos de monstros novos. Vem também com uma mini campanha, que podem ser usadas como parte de uma das campanhas maiores e trazem a mecânica de passagens secretas, onde você pode achar uma sala secreta com alguns desafios e bônus. Além disso, acompanham um modesto acréscimo aos principais componentes.

  • Lieutenant Packs: série de expansões muito pequenas. Cada um contém uma miniatura de um dos muitos lieutenants do jogo base ou de uma expansão. Essa expansão também acompanha um Plot Deck em conjunto com uma nova mecânica de habilidades para o Overlord e benefícios para os Heróis.

  • Coleção de Heróis e Monstros: série de expansões focadas em miniaturas. Vem com heróis e monstros repaginadas da antiga edição. Suas miniaturas e artes estão reformuladas. Trazem também duas quests para usar em conjunto com as campanhas grandes.


Todos os monstros das expansões maiores e menores
No geral, as expansões costumam ter sempre conteúdos novos, além da simples adição de componentes, mesmo quando o foco é justamente aumentar os números de componentes, como a Coleção de Heróis e Monstros, que vem com novas quests. 

E quais são de fato as expansões lançadas?


Ao todo, foram lançadas 2 expansões maiores, 2 menores (com mais 1 por sair), 16 lieutenant packs (com mais um por sair) e 1 coleção de heróis e monstros (com mais dois por sair). Vejamos elas em ordem cronológica:

Lair of The Wyrm (Dezembro 2012)



A primeira expansão é uma menor. Acompanha duas classes: Champion (Warrior) e Geomancer (Mage). Vem dois monstros (Fire Imp e Hybrid Sentinel), um Lieutenant (Valyndra) e uma classe para Overlord (Punisher).

Trata-se de uma expansão interessante, com bons equipamentos e boas classes, mas passável. Não adiciona muita coisa ao jogo (mesmo se comparado à outra expansão menor já lançada).



Uma boa compra para quem quer ter todas as expansões, recomendável, sobretudo pelas novas classes, pelas novas relíquias e um lieutenant que é um Dragão (!!!), mas não é essencial para quem não pretende comprar todas.

Labyrinth of Ruins (Julho 2013)



Essa é a primeira expansão maior do jogo. Acompanha as seguintes classes: Beastmaster (Warrior), Apothecary (Healer), Treasure Hunter (Scout) e Hexer (Mage). Vem com 4 monstros (Goblin Witcher, Volucrix Reaver, Carrion Drakes e Arachyura), 4 lieutenants (Ariad, Queen Ariad, Raythen e Serena).

Novos tiles de jogo
Estranhamente, o jogo não acompanha uma nova classe de Overlord. Na verdade, vem com um novo deck básico, substituindo (opcionalmente) o primeiro. Esse novo deck possui efeitos interessantes, como afetar com um efeito mais poderoso um herói de um determinado arquétipo ou fazer com que o Search Token vire um monstro quando um herói tentar procurar lá (e o monstro faz um ataque no meio do turno se o herói for um Scout).

Essa expansão trouxe bastante recurso para os heróis, introduzindo muitos dos melhores equipamentos do jogo. Outro ponto interessante é que sua campanha nova acompanha a mecânica de Aliados (ally), que funcionam como um “herói” extra mais fraco, inclusive, podendo ganhar novas skills aprendidas como recompensas em certas quests. 
Os bem vindos dados verdes!

Tudo isso e a expansão ainda traz os mais que bem vindos dados verdes de ataque. 
Esses dados adicionam mais variedades nos ataques e mais possibilidade de customização do ataque, dado que tem mais chances de rolar surge que qualquer outro dado.

Expansão recomendadíssima! Traz realmente muitas coisas para o jogo. Infelizmente, não traz uma Classe de Overlord. Mesmo com um deck básico novo, é meio frustrante continuar usando as mesmas classes, enquanto os heróis usam classes inteiramente novas.

The Trollfens (Outubro 2013)




A segunda expansão menor. Acompanha as classes: Prophet (Healer) e Stalker (Scout). Vem mais 2 monstros (Harpy e Plague Worm), 1 lieutenant (Bol’Goreth) e uma classe nova de Overlord (Infector). 

Infector pode lançar tokens de infecção nos heróis. Isso é mal.
Essa nova classe de Overlord é digna de nota porque é a primeira a trazer uma nova mecânica além do usual “jogue a carta para ter um efeito temático mais poderoso que o das cartas do deck básico”. Muitas cartas dessa classe concede ao Overlord habilidades contínuas, que ficam na mesa e podem ser usadas várias vezes durante a quest.

Embora seja uma expansão menor, adiciona mais ao jogo que o Lair of the Wyrm, sendo, talvez, uma expansão menor mais recomendada.

Entretanto, se você realmente não pretende gastar muito com expansões, é possível passar essa também sem grandes problemas. Se você quer comprar uma expansão pequena em virtude do preço menor, você definitivamente deveria pegar essa.


Lieutenant Packs (Novembro 2013)



Para fechar o ano com chave de ouro em termos de expansões de Descent 2e, foram lançados os 6 primeiros Lieutenant Packs, referente aos 6 lieutenants do jogo básico.

Cada um vem com uma miniatura do lieutenant, um deck e tokens que compõem uma nova mecânica para o Overlord, dando novas opções de habilidades para o Overlord. À medida que ele usa esses novos poderes, é concedida também a oportunidade dos heróis realizarem feitos além de suas capacidades (variando de re-rolar dados e se recuperar da fadiga até ganhar uma ação extra ou puxar um item adicional na loja).

Considero essa expansão extremamente recomendável! Principalmente porque adiciona mais opções de interação e jogabilidade para o Overlord, o que é bem precária no jogo base se comparado com os heróis. 

Componentes do Pack: miniatura, tokens e o Plot Deck.
As cartas de Plot, vindas nesses packs, são habilidades que ficam na mesa o tempo todo para serem usadas, desde que o Overlord tenha Threat Tokens para pagar por ela (seria como se fosse um sistema de custo de MP para usar esses poderes, com algumas diferenças). Dessa forma, para cada conjunto de habilidades que você comprar, você tem a sensação de estar construindo seu próprio vilão único (assim como fazem os heróis). E não é só isso: cada Lieutenant Pack vem com o seu próprio deck, cada um com o tema do lieutenant em questão (baseado na sua personalidade, seu estilo de luta, etc...). Dessa forma, comprar vários Lieutenant Packs não é só uma questão de colecionar miniaturas de lieutenant, mas também uma forma de tornar o gameplay do Overlord Incrivelmente variado!

Como são expansões com preços bem mais baixos que as usuais, pode ser factível comprar pelo menos um desses em conjunto com uma expansão que você queira. Contudo, se possível, eu recomendaria comprar pelo menos uns 3, para ter à disposição uma boa gama de variedade de opções para o Overlord.

Shadow of Nerekhall (Março 2014)





A segunda expansão maior lançada. Vem com as classes: Skirmisher (Warrior), Bard (Healer), Shadow Walker (Scout) e Conjurer (Mage). Vem com 4 monstros (Changelings, Rat Swarm, Ironbound e Ynfernael Hulk), 4 lieutenants (Tristayne, Rylan, Verminous e Mirklace), além de uma classe nova de Overlord (Shadowmancer).

Essa expansão tem várias mecânicas novas, como as de tokens de influência, em que o Overlord escolhe 1 entre 2  ou 3 tokens secretamente. Cada token representa uma alteração específica no curso da quest, ou seja, os heróis não saberão ao certo algum pedaço importante da estratégia da quest trazendo ainda mais tensão para as partidas.
Alguns componentes do jogo.

Além disso, existe uma nova mecânica de cidadãos corruptos, específica para os Changelings: dependendo do sucesso do Overlord em corromper a região, ele vai adquirindo cartas Corrupted Citizens. Elas dão um poder extra para o Changeling vermelho (master), tornando-o um monstro incrivelmente versátil.

Outra novidade são os tiles, agora representando novos cenários totalmente distintos. Em um lado, são tiles de cidade, com feira, taverna, bibliotecas, ruas, etc... No verso dos tiles... temos o cenário de Black Realm. São tantos tiles adicionados que existem quests que sequer usam tiles do jogo base, embora haja momentos em que acontece essa integração.

Vai encarar o "demoniozão"?
Essa expansão é possivelmente a melhor expansão até agora. Vem muita novidade, mais até que Labyrinth of Ruins, monstros muito interessantes e diferenciados, mecânicas de quests bastante interessantes e um acréscimo enorme nas opções para o Overlord que, como dito antes, é uma das coisas que deixa um pouco a desejar no jogo padrão e que Labyrinth of Ruins não ajuda muito a resolver, pois tem um foco maior em trazer mais opções para os heróis.

Se você pudesse comprar somente uma expansão, eu provavelmente recomendaria essa! Não vem tanta opção de equipamentos variados para os heróis quanto o Labyrinth of Ruins, mas é equilibrado em focar em ambos, herói e Overlord, no quesito novas opções.

Heroes and Monsters Collections (Maio 2014)

Esse conjunto de expansões vem com 4 heróis, um de cada arquétipo, 3 grupos de monstros e 2 quests temáticas (incluindo cartas de rumor e cartas de recompensa pelas quests).  

Embora seja uma renovação dos monstros e dos heróis da primeira edição, vale notar que já havia um kit, chamado Convesion Kit, com as fichas de todos os heróis e cartas de todos os monstros que já existiam em Descent 1e. Isso não é exatamente uma expansão, é basicamente um kit para você poder usar suas antigas miniaturas em conjunto com a edição nova. Não vem nenhuma miniatura e as fichas e cartas traziam as artes dos heróis e monstros da primeira edição. 

Preview das minis de Oath of the Outcast
Trata-se de um produto totalmente voltado para quem já tinha a primeira edição. Já essa coleção de heróis e monstros, ao contrário, é para os jogadores que não tinham nada de Descent 1e (ou venderam o que tinha) e quer ter a oportunidade de usar esse conteúdo.

A primeira lançada foi Oath of the Outcast e os próximos a serem lançados são Crow of Destiny e Crusade of the Forgotten. É uma expansão boa para se adicionar a mecânica de Rumores e quests complementares à campanha maior (para quem não pretende comprar uma expansão menor), além de trazer novas opções de heróis e monstros, o que é sempre bom. Entretanto, não há uma alteração muito significativa em relação à experiência de jogo, como um Lieutenant Pack é capaz de fazer. Recomendo somente se você sentir uma forte necessidade de ter mais monstros ou heróis ou se você, como eu, pretende ter todas as expansões do jogo.

Conclusão


Vai ter que ter review disso tudo!
É recomendável comprar uma expansão, sobretudo as expansões maiores. Se você preferir algo mais focado nos Heróis, Labyrinth of Ruins. Se a carência de opções para o Overlord incomoda mais, Shadow of Nerekhall. 

Lieutenant Packs são muito recomendáveis, qualquer que seja sua opção de expansão – tenha pelo menos a do seu lieutenant favorito.

As expansões menores complementam a experiência de jogo de forma significativa, mas nada de muito essencial. 

Os heróis e monstros extras eu recomendo somete para os que realmente investem pesado nas expansões de Descent2e.

Resumindo: Se você não ver problema em comprar expansões desde que contribuam realmente para a diversão do jogo, compre todos! Se você não pretende comprar tudo, mas só o "essencial", compre algum(ns) lieutenant pack(s) e uma das expansões grandes. De resto, é analisar, ver reviews e ter certeza que, se você viciar nesse jogo, está fadado a querer ter todas as expansões... e vale cada centavo!



Blog Widget by LinkWithin