Quest for Terrinoth
Expansões Descent 2e!
Salve
boardgamers! Estamos de volta com a nossa coluna sobre Descent 2e e, dessa vez,
não faremos um review, mas uma discussão sobre as expansões desse jogo, tão
famoso entre muitos jogadores.
Todos sabemos
que uma das grandes características de Descent 2e é que trata-se de um jogo que
parece implorar por mais expansões. Na sua primeira edição, o jogo teve uma
quantidade grande de expansões, grandes e pequenas e tudo indica que essa
segunda terá ainda mais!
Isso se
torna um problema para quem é novato no jogo ou para quem até gostaria de expandir
o jogo, mas não quer ou não pode gastar seu suado dinheirinho em todas elas,
quer escolher a(s) melhor(es) e pronto.
Esse aqui
será, senão um guia, um ponto de partida para você escolher que expansão
comprar ou mesmo se você quer todas as expansões de fato. Vou falar minha opinião
geral sobre cada uma delas, mas com certeza teremos reviews de cada uma das
expansões. Vamos lá!
Primeiro de tudo: eu tenho que comprar expansões?
Ok, via de
regra, nenhum jogo pode realmente te forçar a comprar expansões, obviamente.
Contudo, existem alguns jogos que necessitam ter expansões para funcionar legal
ou de forma equilibrada, de tal forma que a sua diversão com o jogo é menor do
que realmente deveria ser, a menos que tenha expansões.
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Expansões! Expansões!!! *.* |
A boa
notícia é: não é o caso de Descent 2e. Você tem realmente muito material para
usar, mas muito mesmo! Só a campanha básica do jogo, The Shadow Rune, te dá um
aparato de 20 quests. Procure na sua coleção aqueles jogos de tabuleiros
modular que tem vários “cenários” ou “quests” ou “missões” diferentes para
melhorar a jogabilidade. Me responda quantos deles tem mais do que 10 cenários? Poucos. Quantos tem 20? Menos ainda! Provavelmente nenhum. No modo campanha, você pode
simplesmente escolher uma sequência de quests totalmente diferentes, mudando
bastante as partidas jogadas (no Ato 1, entretanto, só 5 quests estão
disponíveis na campanha para se escolher 3, então o Ato 1 do jogo é um pouco
repetitivo).
Além disso,
o fato do jogo ter o Quest Vault e muitos tiles de tabuleiros modulares, a
quantidade de cenários que você pode fazer por conta própria (e a que já tem
disponível nas comunidades de jogadores) é incrível.
Em termos de
heróis, você tem 8 personagens e cada um com 2 classes disponíveis para o seu
arquétipo, totalizando uma combinação de 16 heróis possíveis para você. Você
pode jogar 16 campanhas de herói e ainda experimentar alguma novidade no jogo, principalmente considerando que, ao jogar com uma mesma classe, você pode ter um gameplay relativamente diferente se escolher outro conjunto de skills!
O Overlord não varia tanto, entretanto, já que só tem 3 classes, mesmo
podendo combinar poderes específicos das várias classes e das cartas universais
e mesmo tendo 9 grupos de monstros para usar, nesse ponto, o jogo deixa um
pouco a desejar.
Em todo o
caso, tem gameplay disponível no jogo para uma eternidade, pode ficar tranquilo(a)!
Ok, mas e as expansões?
As expansões
podem ser divididas em 4 classificações:
- Expansões Maiores: caixas grandes. São expansões que vem 4 classes, 4 heróis e 4 grupos de monstros novos, além de uma campanha completa nova e outras regras e mecânicas adicionais e bem mais de todos os componentes;
- Expansões Menores: vem 2 classes, 2 heróis e 2 grupos de monstros novos. Vem também com uma mini campanha, que podem ser usadas como parte de uma das campanhas maiores e trazem a mecânica de passagens secretas, onde você pode achar uma sala secreta com alguns desafios e bônus. Além disso, acompanham um modesto acréscimo aos principais componentes.
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Todos os heróis das expansões maiores e menores |
- Lieutenant Packs: série de expansões muito pequenas. Cada um contém uma miniatura de um dos muitos lieutenants do jogo base ou de uma expansão. Essa expansão também acompanha um Plot Deck em conjunto com uma nova mecânica de habilidades para o Overlord e benefícios para os Heróis.
- Coleção de Heróis e Monstros: série de expansões focadas em miniaturas. Vem com heróis e monstros repaginadas da antiga edição. Suas miniaturas e artes estão reformuladas. Trazem também duas quests para usar em conjunto com as campanhas grandes.
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Todos os monstros das expansões maiores e menores |
No geral, as
expansões costumam ter sempre conteúdos novos, além da simples adição de componentes, mesmo quando o foco é justamente aumentar os números de componentes, como a Coleção de Heróis e Monstros, que vem com novas quests.
E quais são de fato as expansões lançadas?
Ao todo,
foram lançadas 2 expansões maiores, 2 menores (com mais 1 por sair), 16 lieutenant
packs (com mais um por sair) e 1 coleção de heróis e monstros (com mais dois por
sair). Vejamos elas em ordem cronológica:
Lair of The Wyrm (Dezembro 2012)
A primeira
expansão é uma menor. Acompanha duas classes: Champion (Warrior) e Geomancer
(Mage). Vem dois monstros (Fire Imp e Hybrid Sentinel), um Lieutenant
(Valyndra) e uma classe para Overlord (Punisher).
Trata-se de
uma expansão interessante, com bons equipamentos e boas classes, mas passável.
Não adiciona muita coisa ao jogo (mesmo se comparado à outra expansão menor já
lançada).
Uma boa
compra para quem quer ter todas as expansões, recomendável, sobretudo pelas
novas classes, pelas novas relíquias e um lieutenant que é um Dragão (!!!), mas
não é essencial para quem não pretende comprar todas.
Labyrinth of
Ruins (Julho 2013)
Essa é a primeira
expansão maior do jogo. Acompanha as seguintes classes:
Beastmaster (Warrior), Apothecary (Healer), Treasure Hunter (Scout) e Hexer
(Mage). Vem com 4 monstros
(Goblin Witcher, Volucrix Reaver, Carrion Drakes e Arachyura), 4 lieutenants
(Ariad, Queen Ariad, Raythen e Serena).
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Novos tiles de jogo |
Estranhamente,
o jogo não acompanha uma nova classe de Overlord. Na verdade, vem com um novo
deck básico, substituindo (opcionalmente) o primeiro. Esse novo deck possui
efeitos interessantes, como afetar com um efeito mais poderoso um herói de um
determinado arquétipo ou fazer com que o Search Token vire um monstro quando um
herói tentar procurar lá (e o monstro faz um ataque no meio do turno se o herói for um Scout).
Essa
expansão trouxe bastante recurso para os heróis, introduzindo muitos dos
melhores equipamentos do jogo. Outro ponto interessante é que sua campanha nova
acompanha a mecânica de Aliados (ally), que funcionam como um “herói” extra mais fraco, inclusive, podendo
ganhar novas skills aprendidas como recompensas em certas quests.
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Os bem vindos dados verdes! |
Tudo isso e
a expansão ainda traz os mais que bem vindos dados verdes de ataque.
Esses dados adicionam mais variedades nos ataques e mais possibilidade de customização do ataque, dado que tem mais chances de rolar surge que qualquer outro dado.
Expansão
recomendadíssima! Traz realmente muitas coisas para o jogo.
Infelizmente, não traz uma Classe de Overlord. Mesmo com um deck básico novo, é
meio frustrante continuar usando as mesmas classes, enquanto os heróis usam
classes inteiramente novas.
The
Trollfens (Outubro 2013)
A segunda
expansão menor. Acompanha as classes: Prophet (Healer) e Stalker (Scout). Vem
mais 2 monstros (Harpy e Plague Worm), 1 lieutenant (Bol’Goreth) e uma classe
nova de Overlord (Infector).
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Infector pode lançar tokens de infecção nos heróis. Isso é mal. |
Essa nova classe de Overlord é digna de nota
porque é a primeira a trazer uma nova mecânica além do usual “jogue a carta
para ter um efeito temático mais poderoso que o das cartas do deck básico”. Muitas
cartas dessa classe concede ao Overlord habilidades contínuas, que ficam na
mesa e podem ser usadas várias vezes durante a quest.
Embora seja
uma expansão menor, adiciona mais ao jogo que o Lair of the Wyrm, sendo,
talvez, uma expansão menor mais recomendada.
Entretanto,
se você realmente não pretende gastar muito com expansões, é possível passar
essa também sem grandes problemas. Se você quer comprar uma expansão pequena em virtude do preço menor,
você definitivamente deveria pegar essa.
Lieutenant
Packs (Novembro 2013)
Para fechar
o ano com chave de ouro em termos de expansões de Descent 2e, foram lançados os
6 primeiros Lieutenant Packs, referente aos 6 lieutenants do jogo básico.
Cada um vem com uma miniatura do lieutenant, um deck e tokens que compõem
uma nova mecânica para o Overlord, dando novas opções de habilidades para o
Overlord. À medida que ele usa esses novos poderes, é concedida também a
oportunidade dos heróis realizarem feitos além de suas capacidades (variando de
re-rolar dados e se recuperar da fadiga até ganhar uma ação extra ou puxar um
item adicional na loja).
Considero
essa expansão extremamente recomendável! Principalmente porque adiciona mais
opções de interação e jogabilidade para o Overlord, o que é bem precária no
jogo base se comparado com os heróis.
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Componentes do Pack: miniatura, tokens e o Plot Deck. |
As cartas
de Plot, vindas nesses packs, são habilidades que ficam na mesa o
tempo todo para serem usadas, desde que o Overlord tenha Threat Tokens para
pagar por ela (seria como se fosse um sistema de custo de MP para usar esses
poderes, com algumas diferenças). Dessa forma, para cada conjunto de
habilidades que você comprar, você tem a sensação de estar construindo seu
próprio vilão único (assim como fazem os heróis). E não é só isso: cada
Lieutenant Pack vem com o seu próprio deck, cada um com o tema do lieutenant em
questão (baseado na sua personalidade, seu estilo de luta, etc...). Dessa
forma, comprar vários Lieutenant Packs não é só uma questão de colecionar
miniaturas de lieutenant, mas também uma forma de tornar o gameplay do Overlord
Incrivelmente variado!
Como são
expansões com preços bem mais baixos que as usuais, pode ser factível comprar
pelo menos um desses em conjunto com uma expansão que você queira. Contudo, se
possível, eu recomendaria comprar pelo menos uns 3, para ter à disposição uma boa
gama de variedade de opções para o Overlord.
Shadow of
Nerekhall (Março 2014)
A segunda
expansão maior lançada. Vem com as classes: Skirmisher
(Warrior), Bard (Healer), Shadow Walker (Scout) e Conjurer (Mage). Vem com 4 monstros (Changelings, Rat Swarm, Ironbound e Ynfernael
Hulk), 4 lieutenants (Tristayne, Rylan, Verminous e Mirklace), além de uma
classe nova de Overlord (Shadowmancer).
Essa expansão
tem várias mecânicas novas, como as de tokens de
influência, em que o Overlord escolhe 1 entre 2 ou 3 tokens secretamente. Cada token
representa uma alteração específica no curso da quest, ou seja, os heróis não
saberão ao certo algum pedaço importante da estratégia da quest trazendo ainda
mais tensão para as partidas.
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Alguns componentes do jogo. |
Além disso, existe uma nova mecânica de cidadãos
corruptos, específica para os Changelings: dependendo do sucesso do Overlord em
corromper a região, ele vai adquirindo cartas Corrupted Citizens. Elas dão um
poder extra para o Changeling vermelho (master), tornando-o um monstro
incrivelmente versátil.
Outra
novidade são os tiles, agora representando novos cenários totalmente distintos.
Em um lado, são tiles de cidade, com feira, taverna, bibliotecas, ruas, etc...
No verso dos tiles... temos o cenário de Black Realm. São tantos tiles adicionados que existem quests que sequer usam tiles do jogo base, embora haja momentos em que acontece essa integração.
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Vai encarar o "demoniozão"? |
Essa
expansão é possivelmente a melhor expansão até agora. Vem muita novidade, mais
até que Labyrinth of Ruins, monstros muito interessantes e diferenciados, mecânicas
de quests bastante interessantes e um acréscimo enorme nas opções para o
Overlord que, como dito antes, é uma das coisas que deixa um pouco a desejar no
jogo padrão e que Labyrinth of Ruins não ajuda muito a resolver, pois tem um
foco maior em trazer mais opções para os heróis.
Se você
pudesse comprar somente uma expansão, eu provavelmente recomendaria essa! Não
vem tanta opção de equipamentos variados para os heróis quanto o Labyrinth of
Ruins, mas é equilibrado em focar em ambos, herói e Overlord, no quesito novas
opções.
Heroes and Monsters Collections (Maio 2014)
Esse conjunto de expansões vem com 4 heróis, um de cada arquétipo, 3 grupos de monstros e 2 quests temáticas (incluindo cartas de rumor
e cartas de recompensa pelas quests).
Embora seja uma renovação dos monstros e dos heróis da primeira edição, vale notar
que já havia um kit, chamado Convesion Kit, com as fichas de todos os heróis e
cartas de todos os monstros que já existiam em Descent 1e. Isso não é exatamente uma expansão, é basicamente um kit para você poder usar
suas antigas miniaturas em conjunto com a edição nova. Não vem nenhuma miniatura e as fichas e cartas traziam as artes dos heróis e monstros da primeira edição.
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Preview das minis de Oath of the Outcast |
Trata-se
de um produto totalmente voltado para quem já tinha a primeira edição. Já essa
coleção de heróis e monstros, ao contrário, é para os jogadores que não tinham
nada de Descent 1e (ou venderam o que tinha) e quer ter a oportunidade de usar
esse conteúdo.
A primeira
lançada foi Oath of the Outcast e os próximos a serem lançados são Crow of
Destiny e Crusade of the Forgotten. É uma expansão boa para se adicionar a mecânica
de Rumores e quests complementares à campanha maior (para quem não pretende
comprar uma expansão menor), além de trazer novas opções de heróis e monstros,
o que é sempre bom. Entretanto, não há uma alteração muito significativa em
relação à experiência de jogo, como um Lieutenant Pack é capaz de fazer.
Recomendo somente se você sentir uma forte necessidade de ter mais monstros ou
heróis ou se você, como eu, pretende ter todas as expansões do jogo.
Conclusão
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Vai ter que ter review disso tudo! |
É recomendável comprar uma expansão, sobretudo as expansões maiores. Se você
preferir algo mais focado nos Heróis, Labyrinth of Ruins. Se a carência de
opções para o Overlord incomoda mais, Shadow of Nerekhall.
Lieutenant Packs são muito recomendáveis, qualquer que seja sua opção de expansão – tenha pelo menos a do
seu lieutenant favorito.
As expansões menores complementam a experiência de
jogo de forma significativa, mas nada de muito essencial.
Os heróis e monstros
extras eu recomendo somete para os que realmente investem pesado nas expansões
de Descent2e.
Resumindo: Se você não ver problema em comprar expansões desde que contribuam realmente para a diversão do jogo, compre todos! Se você não pretende comprar tudo, mas só o "essencial", compre algum(ns) lieutenant pack(s) e uma das expansões grandes. De resto, é analisar, ver reviews e ter certeza que, se você viciar nesse jogo, está fadado a querer ter todas as expansões... e vale cada centavo!