Mi Scusi
Vocês sabem que não tinha como começar de outra maneira né? Impossível falar, comer ou ver coisas Italianas e não lembrar desse cara ou do filme.
Mafia é um jogo da Galápagos produzido pela Copag.
Você é membro da Yakuza Máfia ou faz parte da Polícia nesse jogo de cartas, antes de mais nada vamos deixar claro que é o segundo Máfia e não a
O jogo funciona assim, você recebe cartas que nela dirão se você é um Tira da pesada ou um Mafioso malvado, agora você saberá o que fazer, caso seja um policial disfarçado tem que sabotar os planos da Máfia local e faze-los fracassar, caso você tire um Mafioso você deve fazer de tudo para que os seus planos dêem certo. No jogo os tiras são minoria. E não preciso dizer que a sua identidade é um segredo, né?
Depois disso você escolhe um personagem no jogo tem 8 opções, sério não diga? Cada um deles tem uma habilidade que pode ser ativada uma ÚNICA vez no jogo.
Depois de tudo escolhido e já sabendo se você é do bem ou do mau, abre-se duas missões na mesa aonde acontece a maior interação do jogo. Os personagens são escolhidos aleatoriamente para participar nas missões, como seu amiguinho também vai, você não sabe se ele está ajudando ou sabotando as missões.
Logo?! Você atira pra todo lado com as cartas de ação e garante que a sua parte seja feita. As cartas de ações podem ser usadas de duas formas, você pode ativar o efeito dela ou usar ela pra contribuir ou sabotar a missão na qual você está alocado.
Quando alguns dos lados conseguirem sabotar ou completar 4 missões com exito, o jogo acaba.
Conclusão.
É um partygame, mas não funcional, pelo principal motivo que em vez de textos usaram ícones o que faz novatos ficarem dependente do manual. Regras altamente confusas, no começo achei que eu estava lendo errado, mais não, é mau escrito e feito mesmo.
Como eu achei por 5 reais o jogo, eu acho que vale apena comprar por esse preço, também pode achar ele em qualquer lugar até mesmo em papelarias maiores.
Era um jogo que tinha tudo pra dar certo se fosse ao menos bem feito, principalmente com as regras.
Se gosta desse tipo de jogo acho melhor procurar outro.
Prós: - O preço, mesmo fora da promoção custa no máximo 12 reais.
- É feito pela Copag.
- Número do jogadores alto 8 pessoas, difícil alguém ficar de fora.
- Tema divertido. Mi Scusi
- Tempo curto de jogo.
- Quantas mais pessoas jogando melhor.
Contras: - REGRAS, quem faz um manual ou inventa as malditas regras para o jogo deve lembrar que são humanos que estão lendo. Eu tive dúvidas e nada me ajudou, procurei vídeos, resenhas, pai de santo e nada. Inclusive tem um vídeo muito mau gravado "Aprenda a Jogar MAFIA com o PARAGONS" na verdade deveria se chamar "Continue na mesma com Paragons". Pra não acharem que estou inventando tal causo. Veja uns dos comentários encontrados pelas buscas das regras.
- Ícones em vez de textos, complicadíssimo pra iniciantes e ações sem texto em ambos dos casos precisa do manual em mãos.
- Arte fraca. É um Corel com Photoshop, ta certo que ajudou no preço baixo, mesmo assim, Bohnanza é o mesmo preço e a arte é boa!
- O jogo só funciona bem com 5 ou mais jogadores.
Classificação:
Extras.
Os personagens do Mafia são os donos da Galápagos e alguns amigos. O Renato Sadelli é o do taco de beisebol.
Aparentemente a própria Galápagos admitiu que era um "Bang-Máfia" na época do primeiro jogo, dai lançou esse, mas continua muito parecido com outro The Resistance ou Saboteur.
Acabou. E ai pessoal gostaram da Resenha? Espero que sim...
Continue acompanhando o Blog com muitas novidades, segunda tem coluna nova, lembrando que terça-feita tem entrevista com Marcelo Del Debbio e quarta mais uma coluna nova. Então o Blog cheio de novidades, contamos com você!
Abraços