Quest for Terrinoth
Descent 2e - Dicas de Classe: Berserker
Salve boardgamers! Hoje a gente vai iniciar uma série nessa coluna que trata de análise e dicas específicas para as classes do jogo. A ideia é discutir se a classe é boa, quais skills são interessantes, melhores combos, quais heróis combinam melhor, pontos fortes e fracos da classe, etc...
E vamos iniciar com o Berserker, um Warrior, tematicamente interessante para muitos, mas, mecanicamente criticado por alguns em detrimento do Knight, outro Warrior do jogo básico. O que o Berserker tem a oferecer em termos de estratégia? Confira.
Todo Berserker inicia a campanha equipado com um Chipped Greataxe e com a skill Rage.
O machado dele pode ser considerado uma das melhores armas iniciais do jogo básico. É a única dentre elas que pode chegar a causar até 7 de dano. Dificilmente uma arma inicial tem sequer uma habilidade de surge +1 de dano, e essa tem duas! Claro que raramente isso irá acontecer, principalmente considerando que as chances de aparecer um surge num dado vermelho é de 1 em 6, mas ainda é um potencial alto para uma arma básica. Com sorte, você pode causar um bom montante de dano em um único golpe, com azar, você causará tanto dano quanto um Knight.
A skill Rage, entretanto, não está nem perto das melhores skills básicas dentre as classes do jogo básico. Porém, ainda é uma habilidade bastante sólida no início do jogo. Com uma ação, você sofre 1 de fadiga e realiza um ataque com +1 de dano automático (pode parecer pouco, mas esses bônus de +1 em Descent 2e podem fazer toda a diferença). O legal é que o potencial de dano básico do Berserker fica ainda maior, podendo chegar a 8 de dano em um golpe, o suficiente para matar até mesmo um Shadow Dragon!!!
O preço é bom até: com 1 fadiga +1 de dano automático. O problema dessa skill é aquela bendita setinha indicando que ela custa uma ação. Isso significa que Rage não pode ser usado em conjunto com outros ataques, como, por exemplo, Charge e Whrilwind. E assim, uma das grandes desvantagens da classe vai aparecendo: conforme você vai comprando novas Skills que te concede novos ataques interessantes, você não vai usar mais Rage a menos que seja a única opção, tornando-se assim, um peso morto no futuro.
Skills de 1 xp
Brute: +4 permanente em Health e ainda +2 de bônus de cura quando reviver? Tudo isso por 1xp? Excelente! A maioria dos heróis Warriors tem pelo menos 12 de Health, jogando o Berserker ao patamar de 16 de Health ou mais (considerando que alguns equipamentos também aumentam o Health)! Essa carta tem duas vantagens essenciais: primeiro, ela desestimula o Overlord a ficar te matando, segundo, ela é uma habilidade passiva e sem custos adicionais, o que ajuda a economizar Stamina (lembrando que é uma classe com poucas skills que não consomem Stamina).
Essa skill te permite agir como um tanker bastante diferenciado: como o Overlord irá relutar em sequer tentar te atacar, parta pra cima, se meta no meio de vários inimigos sem medo. A ideia é fazer o Ovelord pagar por tentar ignorar o Berserker. Se ele não tentar matar, o Berserker vai estar no meio dos aglomerados de monstros matando todos. Ou o Overlord perde (muitas) ações de ataque tentando derrubar o Berserker, ou ele terá (muitas) baixas com um bárbaro maníaco de machadão perto de um aglomerado de montros.
Counter Attack: Com essa skill, você pode contra atacar um monstro adjacente que acabou de te atacar, inclusive, interrompendo a ativação do monstro (podendo ele morrer sem ter tido a oportunidade de usar uma eventual ação restante). Fantástico! Você dá um incentivo ainda maior para o Overlord evitar bater em você (permitindo que você abuse ainda mais de se jogar no meio dos monstros (melee) e punir pesadamente o Overlord por evitar atacá-lo.
Com isso, infelizmente, Rage já começa a ficar obsoleto: se você achava interessante sofrer 1 fadiga para ganhar +1 de dano, imagine sofrer 1 fadiga para ganhar uma ação de ataque inteira em uma rodada? Não tenha dúvidas de que um ataque tem muito mais chances de causar mais do que 1 ponto de dano.
Só tome cuidado para não usar com muita frequência. Nem sempre atacar é a melhor estratégia e sofrer 1 de fadiga toda rodada pode te deixar exausto para quando realmente for necessário ter Stamina. Observe também que você não pode combinar essa skill com reach. Mesmo que você tenha uma arma de reach, ser atacado por um inimigo não adjacente não te dá direito a fazer o contra ataque.
Cripple: A capacidade de imobilizar algum monstro importante numa quest, em teoria, é muito interessante. Entretanto, essa skill tem alguns problemas a se considerar. O primeiro de todos, exige um teste de Mighty, fazendo com que o efeito não ocorra sempre. Segundo, o custo é muito alto. Enquanto o Runemaster tem uma skill (Runic Sorcery) que custa 1 fadiga para causar qualquer condição, o Berserker gasta 2 para dar apenas uma condição fixa (embora seja uma das condições mais severas do jogo base).
É recomendável comprar essa habilidade somente se o herói tiver um alto valor em Mighty (4 ou 5, preferencialmente 5). Ele precisa também ter um bom Speed (você precisa alcançar seus inimigos para imobilizá-los, os que você já bateria dificilmente são bons candidatos para imobilizar, dado que você provavelmente já irá matá-lo antes que ele tenha a oportunidade de fugir).
Skills de 2xp
Whirlwind: Possivelmente a skill mais fantástica do Berserker! Com Whirlwind, você tem um blast automático, centrado em você (o que facilita acertar monstros que ficam espaçados para evitar o blast) e que não atinge aliados! Você potencializa incrivelmente o perigo de um Berserker se meter no meio de um aglomerado de monstros, ao custo de 1 fadiga.
Entretanto, essa skill custa uma ação e torna quase que totalmente obsoleta a skill Rage. Por que você sofreria 1 fadiga para ganhar +1 dano se você pode sofrer 1 fadiga para dar o equivalente a até 8 ataques de uma só vez (máximo de monstros adjacentes possível)?
Perceba também que essa habilidade não pode ser combinada com reach (o que seria absolutamente destruidor).
No mais, skill praticamente obrigatória para todo Berserker.
Charge: Com 2 fadigas, você, basicamente, ganha uma ação de movimento e gasta uma ação para atacar. Se parar pra pensar, você já faria a mesma coisa se o alvo tivesse a dois quadrados de distância usando movimento com fadiga (e ainda poderia usar outra skill para incrementar o ataque, como Rage e Whirlwind). Sob esse ponto de vista, é importante que essa skill seja usada somente com personagens com um ótimo Speed. Speed 4, você ainda pensa no caso, mas eu daria preferência a heróis com Speed 5, como o Orkell (Shadow of Nerekhall) ou o Durik (Labyrinth of Ruins), pois, com isso, você terá proveito máximo dessa skill. Infelizmente, o jogo básico não vem com warriors com Speed maior que 4, tornando discutível a utilidade dessa skill sem uma expansão como Shadow of Nerekhall.
Aviso: jamais use essa skill com um personagem de Speed 3, como o Grisban (do jogo base). Com 2 fadiga, você vai mover 3, somente 1 a mais do que você faria se movesse com fadiga somente. Isso não compensa o custo de uma skill de 2 xp, especialmente considerando que Charge só permite um ataque. Muitas vezes vale mais a pena sofrer mais 1 fadiga e mandar um Whirlwind que simplesmente dar um ataque básico em um único monstro. A utilidade de charge é incrementar a mobilidade ganhando ação de movimento extra, tenha certeza de ter um herói rápido para melhor usar isso ao seu favor.

Weapon Mastery: Se tem alguma skill praticamente obrigatória para se comprar como Berserker, essa é a skill. Nenhum custo em termos de fadiga (raro no deck de skills do Berserker) e adiciona um surge a um ataque. Pegue uma arma boa em dano (e com bons surges) e faça um estrago incrível nos monstros. A maioria das armas melee de duas mãos (especialidade do Berserker) usam dados vermelhos no ataque, o que resulta em baixa chance de gerar surge. Essa carta basicamente resolve esse problema: não saiu surge ou não saiu surge o suficiente para matar o monstro? Ative essa carta.
Combina muito bem com Whirlwind. Como Whirlwind é um ataque único (uma rolagem de dados) que afeta todos os monstros, uma rolagem ruim vai gerar um ataque ruim em todos os monstros. Com um surge extra para melhorar o dano pode modificar completamente o resultado que seria ruim.
Simplesmente fantástico.
Skills de 3xp
Death Rage: Mais uma daquelas habilidades de Berserker para punir o Ovelord por atacá-lo fazendo com que ele deseje ainda menos fazer isso. Quanto mais você leva dano, mais você pode causar dano com essa skill. Especialmente interessante para matar lieutenants e monstros grandes e resistentes.
Tenha Whirlwind, se meta em todo aglomerado de monstros e faça o Overlord se arrepender de cara ataque que ele não aplicou para matar o seu Berserker e, após ele começar a tentar fazê-lo, faça com que ele se arrependa de focar os ataques em você realizando um ataque com uma habilidade de surge que dá um bônus terrível de dano! Jamais esqueça de combinar essa skill com Brute. Você vai querer aguentar mais porrada para poder causar mais dano.
Especialmente interessante com o Grisban, que tem 14 de Health básico, 18 com Brute. Leve 10 de dano (+5 de dano com um surge) e continue com Health comparável a outros heróis com Health máximo. Caso não role um surge, tenha em mãos Weapon Mastery para garantir o estrago.
Execute: Essa carta funciona como um ajuste de dano para você. Nunca use levianamente, veja quanto de dano ainda falta para matar o inimigo (às vezes 1 ou 2) e gaste o suficiente para matar e economize uma ação no futuro (sua ou de outro herói) que seria usada para atacar aquele monstro que precisava somente de mais 1 de dano.
Seus efeitos podem ser incrivelmente potencializados com Whirlwind, pois, dado que isso não é um ataque, pode modificar qualquer ação de ataque.
Execute substitui completamente Rage, pois, com 1 fadiga, você tem exatamente o mesmo efeito e sem precisar gastar uma ação e depois de rolar o dado, usando somente se for necessário. Você só usaria Rage em um segundo ataque e se realmente precisasse de +1 de dano.
Grisban tem características muito úteis para um Berserker: aguenta muita porrada, seu heroic feat permite que ele dê um ataque adicional, o que é fantástico, e ainda tem Mighty 5, o que é excelente se você realmente quiser comprar Cripple.
Contudo, seu Speed 3 somado com seu Alertness 1 (é muito vulnerável a armadilhas) o tornam terrível no quesito mobilidade. Escolha complicada para a campanha do jogo base, que envolve muitas corridas em corredores longos, contudo, estando ao alcance dos inimigos, é uma verdadeira máquina de matar. Lembre-se de evitar dar o double move, use uma ação de movimento, gaste toda a sua fadiga andando e use sua segunda ação para rest (recuperando fadiga). Essa é uma forma de mitigar o problema do Speed, pois ele andaria 7 em vez de 6, ficando apenas 1 quadrado atrás da média em um double move.
Expansões como Labyrinth of Ruins, trazem itens que melhoram a mobilidade do personagem e dão bônus em atributos (como Alertness), reduzindo as desvantagens do Grisban (além de favorecê-lo com mais quests que não envolvem tanta corrida).
Syndrael
Possivelmente, a melhor escolha do jogo base para jogar a campanha básica (The Shadow Rune), exatamente porque a Syndrael favorece uma maior mobilidade, com seu Heroic Feat, que permite movê-la em conjunto com outro herói aliado, o que sempre é fantástico. Também se favorece em quests que envolvam pouca mobilidade e resistência devido à sua habilidade de recuperar 2 fadigas, caso não mova, o que é muito interessante para uma classe dependente do uso de Stamina como o Berserker.
Com Mighty 4, Cripple é utilizável, mas não muito recomendável e o Alertness ainda é horrível, mas menos ruim que o do Grisban. Infelizmente, não tem tanto Health quanto o Grisban, mas 12 ainda é um bom valor, sem dúvida alguma.
Reynhart The Worthy (Lair of the Wyrm)
Se rolar um X no ataque, pode sofrer 1 fadiga para rerolar o X. Essa habilidade é excelente para qualquer classe, mas sobretudo para reparar o prejuízo que é errar um ataque com Whirlwind. No geral, ele é bem parecido com a Syndrael, exceto pela vantagem de ter Alertness 3, sendo ainda menos vulnerável às armadilhas que podem impedir o Berserker de chegar no grupo de monstros para exercer sua função e ainda tem um Willpower alto, o que é sempre bom. Com Mighty 3, esqueça Cripple.
No geral, ele parece uma escolha melhor que Syndrael para o papel (exceto que você realmente valorize aquele Heroic Feat de movimento dela), sendo a escolha óbvia para um Berserker em The Shadow Rune. Em outras campanhas (e com acesso a equipamentos que ajudem Grisban), você vai ter que escolher o que é melhor: ter a chance de evitar perder golpe e ser um pouco mais veloz ou ter uma resistência enorme e com a habilidade de dar um terceiro golpe (com Execute) para praticamente garantir a morte do mais poderoso lieutenant em um turno.
Pathfinder Durik (Labyrinth of Ruins)
Você quer fazer bons usos de Charge? Então esse é o seu herói! Com Alertness alto, ele se torna um Berserker focado na "corrida" formidável. Sua habilidade de atravessar os inimigos o torna muito difícil de se segurar. Não adianta colocar monstros no meio do corredor, ele vai conseguir se meter no meio dos inimigos agrupados e mandar aquele Whirlwind. Seu heroic feat é bem similar ao do Grisban, permitindo um ataque adicional, exigindo apenas que ele atravesse um inimigo ao se mover antes disso.
Sua desvantagem é o Health 10, o que te obriga comprar Brute cedo para evitar morrer muito (correndo o risco de não conseguir ser revivido por ninguém por estar muito avançado).
Com pouca desvantagens, Durik dá um Berserker e tanto.
Orkell The Swift (Shadow of Nerekhall)
Mobilidade e alta Stamina são características bastante interessantes! Ele ainda se move quando leva dano! Charge com ele pode se tornar bastante comum e ele ainda pode reviver sozinho e com 100% de Health com seu Heroic Feat sem gastar ação, o que é maravilhoso para uma classe com uma estratégia relativamente suicida. Para completar, ele ainda tem Alertness 4, o que o torna pouco vulnerável a armadilhas.
Considerando que ele tem Mighty 4, a excelente mobilidade e sua alta Stamina, provavelmente é o melhor Herói para usar Cripple, alcançando o fugitivo sem dificuldade e com grandes chances de passar no teste.
Sua desvantagem é a mesma do Durik, mas agravada: necessita ter Brute e ter o mais rápido possível uma ótima armadura (que não atrapalhe sua mobilidade), pois sua defesa é horrível. Esse é um ponto a se considerar pois, embora ele seja claramente um bom Berserker para a ofensiva, ele não aguenta muita porrada sendo o mais frágil dos heróis aqui apresentados. Portanto muito cuidado, mesmo sabendo que ele pode reviver sozinho, ele só pode fazer isso uma vez por encontro.
E vamos iniciar com o Berserker, um Warrior, tematicamente interessante para muitos, mas, mecanicamente criticado por alguns em detrimento do Knight, outro Warrior do jogo básico. O que o Berserker tem a oferecer em termos de estratégia? Confira.
OVERVIEW
O Berserker, a princípio, é uma classe bastante direta: você vai pra cima dos inimigos sem medo de ser feliz e desce a machadada no primeiro infeliz que aparecer que seja grande o suficiente para poder receber mais dano (evitando o desperdício de causar 7 de dano para matar um goblin com Health 2). Sem dúvida alguma, trata-se de um Damage Dealer ou DPS (Damage per Second, para quem não é acostumado com a nomenclatura de alguns jogos eletrônicos). O cara está lá para fazer estrago nos monstros.
Secundariamente, ele é um excelente Tanker para o grupo pois normalmente tem muito Health e possui habilidade para aumentar essa quantidade, tornando o personagem um "quase-imortal", gastando inutilmente várias ações de ataque do Overlord e, consequentemente, facilitando a cura para um Disciple, por exemplo, precisando se focar em um só personagem ao curar.
Ele é um verdadeiro bárbaro.
Vantagens
- Dano alto;
- Habilidade para surge extra;
- Habilidade de dano extra;
- Ataque em múltiplos inimigos (o que geralmente é uma dádiva exclusiva de magos com blast);
- Health extra.
Desvantagens
- Alto consumo de Stamina
- Pouca versatilidade
- Poder básico fica menos útil conforme avanço na campanha
ANÁLISE DA CLASSE
Equipamento e Skill iniciais
O machado dele pode ser considerado uma das melhores armas iniciais do jogo básico. É a única dentre elas que pode chegar a causar até 7 de dano. Dificilmente uma arma inicial tem sequer uma habilidade de surge +1 de dano, e essa tem duas! Claro que raramente isso irá acontecer, principalmente considerando que as chances de aparecer um surge num dado vermelho é de 1 em 6, mas ainda é um potencial alto para uma arma básica. Com sorte, você pode causar um bom montante de dano em um único golpe, com azar, você causará tanto dano quanto um Knight.
A skill Rage, entretanto, não está nem perto das melhores skills básicas dentre as classes do jogo básico. Porém, ainda é uma habilidade bastante sólida no início do jogo. Com uma ação, você sofre 1 de fadiga e realiza um ataque com +1 de dano automático (pode parecer pouco, mas esses bônus de +1 em Descent 2e podem fazer toda a diferença). O legal é que o potencial de dano básico do Berserker fica ainda maior, podendo chegar a 8 de dano em um golpe, o suficiente para matar até mesmo um Shadow Dragon!!!
O preço é bom até: com 1 fadiga +1 de dano automático. O problema dessa skill é aquela bendita setinha indicando que ela custa uma ação. Isso significa que Rage não pode ser usado em conjunto com outros ataques, como, por exemplo, Charge e Whrilwind. E assim, uma das grandes desvantagens da classe vai aparecendo: conforme você vai comprando novas Skills que te concede novos ataques interessantes, você não vai usar mais Rage a menos que seja a única opção, tornando-se assim, um peso morto no futuro.
Skills de 1 xp

Essa skill te permite agir como um tanker bastante diferenciado: como o Overlord irá relutar em sequer tentar te atacar, parta pra cima, se meta no meio de vários inimigos sem medo. A ideia é fazer o Ovelord pagar por tentar ignorar o Berserker. Se ele não tentar matar, o Berserker vai estar no meio dos aglomerados de monstros matando todos. Ou o Overlord perde (muitas) ações de ataque tentando derrubar o Berserker, ou ele terá (muitas) baixas com um bárbaro maníaco de machadão perto de um aglomerado de montros.

Com isso, infelizmente, Rage já começa a ficar obsoleto: se você achava interessante sofrer 1 fadiga para ganhar +1 de dano, imagine sofrer 1 fadiga para ganhar uma ação de ataque inteira em uma rodada? Não tenha dúvidas de que um ataque tem muito mais chances de causar mais do que 1 ponto de dano.
Só tome cuidado para não usar com muita frequência. Nem sempre atacar é a melhor estratégia e sofrer 1 de fadiga toda rodada pode te deixar exausto para quando realmente for necessário ter Stamina. Observe também que você não pode combinar essa skill com reach. Mesmo que você tenha uma arma de reach, ser atacado por um inimigo não adjacente não te dá direito a fazer o contra ataque.

É recomendável comprar essa habilidade somente se o herói tiver um alto valor em Mighty (4 ou 5, preferencialmente 5). Ele precisa também ter um bom Speed (você precisa alcançar seus inimigos para imobilizá-los, os que você já bateria dificilmente são bons candidatos para imobilizar, dado que você provavelmente já irá matá-lo antes que ele tenha a oportunidade de fugir).
Skills de 2xp

Entretanto, essa skill custa uma ação e torna quase que totalmente obsoleta a skill Rage. Por que você sofreria 1 fadiga para ganhar +1 dano se você pode sofrer 1 fadiga para dar o equivalente a até 8 ataques de uma só vez (máximo de monstros adjacentes possível)?
Perceba também que essa habilidade não pode ser combinada com reach (o que seria absolutamente destruidor).
No mais, skill praticamente obrigatória para todo Berserker.

Aviso: jamais use essa skill com um personagem de Speed 3, como o Grisban (do jogo base). Com 2 fadiga, você vai mover 3, somente 1 a mais do que você faria se movesse com fadiga somente. Isso não compensa o custo de uma skill de 2 xp, especialmente considerando que Charge só permite um ataque. Muitas vezes vale mais a pena sofrer mais 1 fadiga e mandar um Whirlwind que simplesmente dar um ataque básico em um único monstro. A utilidade de charge é incrementar a mobilidade ganhando ação de movimento extra, tenha certeza de ter um herói rápido para melhor usar isso ao seu favor.

Weapon Mastery: Se tem alguma skill praticamente obrigatória para se comprar como Berserker, essa é a skill. Nenhum custo em termos de fadiga (raro no deck de skills do Berserker) e adiciona um surge a um ataque. Pegue uma arma boa em dano (e com bons surges) e faça um estrago incrível nos monstros. A maioria das armas melee de duas mãos (especialidade do Berserker) usam dados vermelhos no ataque, o que resulta em baixa chance de gerar surge. Essa carta basicamente resolve esse problema: não saiu surge ou não saiu surge o suficiente para matar o monstro? Ative essa carta.
Combina muito bem com Whirlwind. Como Whirlwind é um ataque único (uma rolagem de dados) que afeta todos os monstros, uma rolagem ruim vai gerar um ataque ruim em todos os monstros. Com um surge extra para melhorar o dano pode modificar completamente o resultado que seria ruim.
Simplesmente fantástico.
Skills de 3xp

Tenha Whirlwind, se meta em todo aglomerado de monstros e faça o Overlord se arrepender de cara ataque que ele não aplicou para matar o seu Berserker e, após ele começar a tentar fazê-lo, faça com que ele se arrependa de focar os ataques em você realizando um ataque com uma habilidade de surge que dá um bônus terrível de dano! Jamais esqueça de combinar essa skill com Brute. Você vai querer aguentar mais porrada para poder causar mais dano.
Especialmente interessante com o Grisban, que tem 14 de Health básico, 18 com Brute. Leve 10 de dano (+5 de dano com um surge) e continue com Health comparável a outros heróis com Health máximo. Caso não role um surge, tenha em mãos Weapon Mastery para garantir o estrago.

Seus efeitos podem ser incrivelmente potencializados com Whirlwind, pois, dado que isso não é um ataque, pode modificar qualquer ação de ataque.
Execute substitui completamente Rage, pois, com 1 fadiga, você tem exatamente o mesmo efeito e sem precisar gastar uma ação e depois de rolar o dado, usando somente se for necessário. Você só usaria Rage em um segundo ataque e se realmente precisasse de +1 de dano.
ESTRATÉGIAS E DICAS DE BERSERKER
- Considere sempre comprar Brute e Weapon Mastery, pois são as únicas skills que não são dependentes de fadiga, o que mitiga o problema da classe de depender bastante da Stamina. Ter muitas skills que custam Fadiga significa que você vai sempre poder usar só uma parte delas durante toda a quest, subutilizando seu herói;
- Como dito antes, o seu objetivo enquanto tanker é fazer o Overlord pagar caro por não te atacar. É extremamente recomendável que o seu Berserker tenha uma boa mobilidade para alcançar com velocidade os grupos de monstros (de preferência, próximos entre si o suficiente para tomarem um Whirlwind) e que tenha capacidade de suportar muito dano ao ponto de desincentivar o Overlord a atacá-lo, criando para ele um problema estratégico: ou ignora e tem graves baixas, ou foca no Berserker e perde ações preciosas para derrubar e atrapalhar os outros heróis;
- Nunca se esqueça de ter alguma (boa) armadura (lembre-se, você é tanker), mas que não atrapalhe a sua mobilidade;
- Whirlwind e Weapon Mastery são skills praticamente obrigatórias. Compre elas tão logo quanto for possível! É aí onde mora a pouca versatilidade da classe, já que sua seleção primária de skills não vai mudar muito;
- Whirlwind cria um problema ainda maior de posicionamento para o Overlord que blast. Tenha sempre isso em mente: muitas vezes é impossível evitar o Whirlwind, mas se você não está conseguindo usar nenhuma vez, tenha certeza de que essa skill está atrapalhando e muito a estratégia do Overlord;
- Não se preocupe muito com armas de reach. O Berserker nem sempre se favorece do alcance da arma, dado que algumas skills (especialmente Whirlwind) exigem que o alvo esteja adjacente ao herói. Além disso, muitas armas com reach, para compensar a vantagem do alcance, são ligeiramente mais fracas que as armas sem reach.
- Iron Batleaxe é a melhor arma para o Berserker do jogo base para o Ato 1. Ela é, inclusive, bastante funcional no Ato 2, além de ter um bom preço para uma arma tão poderosa. Pierce 1 automático é uma tremenda dor de cabeça para o Overlord, pois os dados cinza em sua maioria vai rolar o valor 1 e o dado preto, 2 (3 chances em 6 em ambos os casos). Isso significa que o monstro usual do Ato 1 simplesmente não vai defender ataque do seu Berserker metade das vezes ou vai defender 1 de dano. Surge +2 de dano é excelente e, se ainda sobrar um surge, Pierce +1 vai praticamente garantir que não haja defesa contra seus ataques!
- Grinding Axe é a melhor arma no Ato 2 para o Berserker. Com dois surges você tem +5 de dano, incrível! Normalmente, isso não é lá grande coisa, dado que a chance de tirar dois surges com dois dados vermelhos e um azul é relativamente baixa, mas tendo Weapon Mastery e, quem sabe, Mana Weave, você pode até decidir quando quer fazer um ataque devastador praticamente sem depender de dado nenhum (imagine 2 surges com essa beleza combinada com Death Rage ou Whirlwind - é simplesmente muito dano). Sem Weapon Mastery, essa arma tem chances muito baixas de se tirar esse +5 de dano sem Mana Weave, é por isso que é uma arma mediana para as outras classes, mas matadora na mão de um Berserker.
HERÓIS COMO BERSERKER
Grisban The Thristy
Grisban tem características muito úteis para um Berserker: aguenta muita porrada, seu heroic feat permite que ele dê um ataque adicional, o que é fantástico, e ainda tem Mighty 5, o que é excelente se você realmente quiser comprar Cripple.
Contudo, seu Speed 3 somado com seu Alertness 1 (é muito vulnerável a armadilhas) o tornam terrível no quesito mobilidade. Escolha complicada para a campanha do jogo base, que envolve muitas corridas em corredores longos, contudo, estando ao alcance dos inimigos, é uma verdadeira máquina de matar. Lembre-se de evitar dar o double move, use uma ação de movimento, gaste toda a sua fadiga andando e use sua segunda ação para rest (recuperando fadiga). Essa é uma forma de mitigar o problema do Speed, pois ele andaria 7 em vez de 6, ficando apenas 1 quadrado atrás da média em um double move.
Expansões como Labyrinth of Ruins, trazem itens que melhoram a mobilidade do personagem e dão bônus em atributos (como Alertness), reduzindo as desvantagens do Grisban (além de favorecê-lo com mais quests que não envolvem tanta corrida).
Syndrael
Possivelmente, a melhor escolha do jogo base para jogar a campanha básica (The Shadow Rune), exatamente porque a Syndrael favorece uma maior mobilidade, com seu Heroic Feat, que permite movê-la em conjunto com outro herói aliado, o que sempre é fantástico. Também se favorece em quests que envolvam pouca mobilidade e resistência devido à sua habilidade de recuperar 2 fadigas, caso não mova, o que é muito interessante para uma classe dependente do uso de Stamina como o Berserker.
Com Mighty 4, Cripple é utilizável, mas não muito recomendável e o Alertness ainda é horrível, mas menos ruim que o do Grisban. Infelizmente, não tem tanto Health quanto o Grisban, mas 12 ainda é um bom valor, sem dúvida alguma.
Reynhart The Worthy (Lair of the Wyrm)
No geral, ele parece uma escolha melhor que Syndrael para o papel (exceto que você realmente valorize aquele Heroic Feat de movimento dela), sendo a escolha óbvia para um Berserker em The Shadow Rune. Em outras campanhas (e com acesso a equipamentos que ajudem Grisban), você vai ter que escolher o que é melhor: ter a chance de evitar perder golpe e ser um pouco mais veloz ou ter uma resistência enorme e com a habilidade de dar um terceiro golpe (com Execute) para praticamente garantir a morte do mais poderoso lieutenant em um turno.
Pathfinder Durik (Labyrinth of Ruins)
Você quer fazer bons usos de Charge? Então esse é o seu herói! Com Alertness alto, ele se torna um Berserker focado na "corrida" formidável. Sua habilidade de atravessar os inimigos o torna muito difícil de se segurar. Não adianta colocar monstros no meio do corredor, ele vai conseguir se meter no meio dos inimigos agrupados e mandar aquele Whirlwind. Seu heroic feat é bem similar ao do Grisban, permitindo um ataque adicional, exigindo apenas que ele atravesse um inimigo ao se mover antes disso.
Sua desvantagem é o Health 10, o que te obriga comprar Brute cedo para evitar morrer muito (correndo o risco de não conseguir ser revivido por ninguém por estar muito avançado).
Com pouca desvantagens, Durik dá um Berserker e tanto.
Orkell The Swift (Shadow of Nerekhall)
Mobilidade e alta Stamina são características bastante interessantes! Ele ainda se move quando leva dano! Charge com ele pode se tornar bastante comum e ele ainda pode reviver sozinho e com 100% de Health com seu Heroic Feat sem gastar ação, o que é maravilhoso para uma classe com uma estratégia relativamente suicida. Para completar, ele ainda tem Alertness 4, o que o torna pouco vulnerável a armadilhas.
Considerando que ele tem Mighty 4, a excelente mobilidade e sua alta Stamina, provavelmente é o melhor Herói para usar Cripple, alcançando o fugitivo sem dificuldade e com grandes chances de passar no teste.
Sua desvantagem é a mesma do Durik, mas agravada: necessita ter Brute e ter o mais rápido possível uma ótima armadura (que não atrapalhe sua mobilidade), pois sua defesa é horrível. Esse é um ponto a se considerar pois, embora ele seja claramente um bom Berserker para a ofensiva, ele não aguenta muita porrada sendo o mais frágil dos heróis aqui apresentados. Portanto muito cuidado, mesmo sabendo que ele pode reviver sozinho, ele só pode fazer isso uma vez por encontro.
CONCLUSÃO
Sem dúvida alguma, o Berserker é um excelente damage dealer, talvez perdendo em montante de dano somente para o Runemaster. Sua função de Tanker é pouco compreendida porque ele não defende o grupo diretamente como o Knight, contudo, ele é um sólido tanker se o jogador souber como prejudicar o Overlord caso ele ignore o Berserker.
No mais, se seu estilo de jogo é correr pra cima dos inimigos e descer a machadada em tudo que se move pela frente, abrindo passagem para que seus aliados façam o que interessa para completar a quest, essa é a sua classe.