Bora voltar pra nossa verdadeira paixão e falar sobre a Última Fortaleza.
Segue a entrevista, com uma imagem inédita.
JQJ - A Última Fortaleza é o seu primeiro projeto a sair do papel?
Não, muitos projetos meus saíram do papel. Teoricamente podemos dizer que este é o terceiro. O primeiro, que não tem grande repercussão, mas tem seus 1d6-1 grupos que jogam, é minha adaptação de Final fantasy para rpg de mesa, chamado Academia Bahamut. O segundo, que obviamente teve bastante sucesso é o UED- United Earth Defence, que participo junto com o criador-mor e brother Julio Matos. E por fim, temos a Última Fortaleza.
JQJ - Ouvi dizer que o projeto da Última Fortaleza foi o último a entrar e na verdade eram só 3 que iriam pra votação, como que aconteceu tudo isso?
É isso mesmo. O Rovalde já tinha os 3 projetos para serem votados, que ele iria mostrar no Wrpgfest de 2013. Eu tinha ficado de apresentar um projeto pra ele, mas me enrolei no inicio do ano. Um dia, acho que em março, ficamos conversando pelo skype e apresentei a ideia da UF. Ele gostou muito da ideia de coop-competitivo e abraçou a idéia.
JQJ - Quando ele ganhou a votação no facebook ele já estava pronto ou havia muitos ajustes a serem feitos?
Não. Ele estava com um conceito pronto. As 3 raças, a ideia de como seria o jogo, algumas imagens conceituais estavam pronta, mas nada mais. A gente começou a ralar mesmo depois da votação. Foi assim com todos os projetos, afinal, ninguém sabia qual ia sair primeiro, então não adiantava enlouquecer pra deixar tudo pronto se seu projeto sairia mais tarde. Todos os 4 autores (eu, o Rovalde, o Fábio e o José) sabíamos que o primeiro ia precisar correr, mas os outros teriam mais tempo para aprimorar o seu jogo.
JQJ - Lembro que o financiamento coletivo na Catarse começou bem atingindo 15 mil em poucos dias, depois deu uma travada, sabe dizer o motivo?
É normal em todo FC. Todo mundo que participa de FC sabe que a primeira e a ultima semana são as loucas. O meio é mais travado. Por isso a idéia de votar no FB semana por semana, mostrar imagens, pra não deixar o FC cair no esquecimento.
JQJ - Em contra partida os dias finais foi algo histórico, com muitas metas batidas e uma empolgação grande no meio dos Boardgames, você esperava isso?
Sinceramente, sim e não, rsrsrs (que resposta besta, mas vou tentar melhorar). Eu achava que o projeto ia fechar um pouco acima da meta. O que eu não esperava foi a empolgação insana das pessoas que explodiu a meta, quase dobrando ela. A ultima semana foi insana, eu adorei cada segundo, cada post, cada movimento que a comunidade fez. Eu estava de férias em salvador, e no último dia, no último minuto eu estava sentado na frente do mar, com um copo de cerveja na mão, o celular aberto no FB, e um sorriso idiota no rosto. Foi uma sensação indescritível.
JQJ - Na comunidade estamos vendo algumas imagens do personagens, como está esse processo de criação e como ele funciona?
O processo de criação se dá em 3 etapas basicamente. O primeiro é o conceito da unidade. Eu já tinha algumas na manga e sabia o que eu queria por, outras eu fui buscando idéias pela internet, em livros, outros rpgs. Vocês que viram a votação das unidades humanas, elficas e anãs perceberam isso. Tinha 8 ideias de cada, vocês escolheram 4. A segunda parte é o design da imagem. Normalmente eu imagino como eu quero que ela seja e começo a caçar imagens no google. Esse tipo de rosto, aquela pose, essa boca, aquela arma, ou ate descrevo como eu quero, caso não ache. Ai mando pro rovalde que entrega para o artista. O artista faz um esboço e a gente aprova (ou não) e dá pitacos para melhorar. A terceira, obviamente é enquadrar ela dentro do jogo, com as estatísticas e tudo mais.
JQJ - E as novas raças jogáveis desbloqueadas no Catarse já estão prontas e como está sendo criá-las e equilibra-las?
Praticamente sim. Falta uma imagem de um anão para eu enviar o briefing, faltam os herois que eu tenho o conceito, e falta terminar o design das árvores tecnologicas. Mas nada muito complicado. Se eu fosse criar 3 raças do NADA ia ser impossível terminar a tempo, mas basicamente as 3 raças novas usam muitas coisas de suas raças inimigas, como os peles verdes e os anões, os Imortais e os Elfos. Elas são opostas em muitas coisas, mas possuem um mesmo "padrão". Então fica mais fácil de arruma-las. A parte mais divertida é diferenciar uma da outra. Cada raça tem um papel importante, e um jeito de vencer o jogo "sozinha". Isso é a coisa mais complicada para balancear mas ao mesmo tempo é a mais divertida.
JQJ - Você que está cuidando de parte de produção de materiais ou isso fica com a Kalango?
Eu dou pitaco. O Rovalde é o cara da produção e ele sabe bem onde ele pisa, mas sempre estamos conversando e trocando ideias. Tem coisas que eu *quero* que seja de um jeito, outras são negociáveis :)
JQJ - Vamos ter surpresas ou tudo será mostrado e votado na comunidade como vem sendo feito?
Surprise surprise surprise. Não seriamos a Kalango se não tivéssemos surpresas.
JQJ - O que você aprendeu com esse financiamento?
Bem, com esse FC eu aprendi muitas coisas. A primeira é que o mercado brasileiro de BG está cada vez aumentando e se diversificando. Ate agora não havia nenhum BG "heavy". Todo mundo apostava em cardgames e jogos leves. A UF veio mostrar que temos jogadores interessados. a outra foi perceber que não adianta ter boas ideias. Tem que fazer elas acontecer. Se a ideia for boa, as pessoas vão se interessar, agora, se a ideia sair do papel, elas vão seguir junto.
Obrigado pela oportunidade! Que Sidst queime sua alma no fogo purificador!
Como eu prometi a imagem! Segundo o Saccol é só um Tease.
Abraços.