Tic-Tac-Toe Tá na Mesa!



Patota bacana, como estamos na primeira semana do mês natalino, que é um mês cheio de tradições, continuamos a tradição de trazer um jogo clássico. E hoje vai ser duca! Vamos que vamos, que hoje o papo é firmê, pois Tic-Tac-Toe Tá na Mesa!




Tic-TacToc é um jogo muito, mas muito, mas realmente muito velho. Há quem diga que é o trisavó do bisavó do avó do pai de todos os jogos de tabuleiro. É também, muito provavelmente, o primeiro homemade da humanidade (Nota da Sra. Slovic: Homemade é o nome dado aos jogos impressos em casa. Não confundir com pirataria,que é crime!). Existe também a versão comercial, vendida em todo e qualquer bazar, daqui até a Indochina. O nome do autor já se perdeu nas areias do tempo e espaço. O objetivo do jogo consiste em colocar três dos seus marcadores (geralmente um X ou um O) em uma grade com linhas de 3x3. Para que não conhece, Tic-Tac-Toc é o bom e velho Jogo da Velha!

- Mas como assim?

Isso mesmo, seu pé de chinelo. Fomos desafiados pelo nosso grande amigo do Grupo Jedai para falar de Jogo da Velha e, sabe como é, missão dada é missão cumprida. Tic-Tac-Toe, Jogo do Galo, Tres en Raya, Morpion, Tris, Luk Isut K-i, Botter-kass-en-eieren, Kryds og Bolle, Tri em Vico, Pai Fillo Nai... O nome varia muito, mas o jogo não. Existem variações, onde há # dentro de #, como um fractal (Nota do Sr. Slovic: Uma vez, na escola, fiz uma com quatro #, uma dentro da outra. Ficou muito doido, mas impossível de terminar. Tempos de ócio criativo). 


Existem 9! (Nota do Sr. Slovic: Isso é um nove fatorial, ou seja 9x8x7x6x5x4x3x2, ou 362.880) combinações do X e O no tabuleiro. Pensando só na vencedoras, o número de possibilidades cai somente para 255.168!!!! (desta vez, não fatorial). 



- Então porque quase sempre dá empate?

Uau, uma pergunta inteligente, pessoa de rara luminescência. Não é nem um pouco difícil deduzir a próxima jogada do adversário, e dadas as regras extremamente simples, é fácil bloquear todas as possibilidades de vitória.

E aproveitando o espaço, vamos falar de outro jogo desse nível (antes que sejamos desafiados novamente): Pick up Sticks, lançado na Alemanha por volta de 1850.



- Uhu!!! Jogo importado... E como se joga?

Fácil, várias vezes repetente do maternal. De dois a seis jogadores, com duração média de 20 minutos, joga-se os componente na mesa e, em seu turno, o jogador deve pegar um desses componentes sem mover os outros. Ganha-se pontos dependendo das cores dos componentes pegos (normalmente os amarelos valem 5 pontos, os verdes 10, os azuis 35, os vermelhos 50 e o único preto 100 pontos). Extremamente popular aqui em terras tupiniquins, ganhou o nome de Pega Varetas ou , em Portugal, Mikado).



Em geral, não há mais nada a falar desses jogo, a não ser que: Não recusamos desafios! E você quer nos desafiar? Curta a página do Tá na Mesa! no Facebook é faça seu desafio (ou uma sugestão para o próximo jogo, ou elogios, ou críticas, ou só apareça por lá para falar um Oi!).

Bom galera, até o próximo Tá na Mesa!




Blog Widget by LinkWithin