Coup Tá na Mesa!



Hoje a parada é rápida: Nunca confie em ninguém, todos querem te enganar. Então, se eu estou te enganando, a frase é falsa e você pode confiar em todos. Mas se você pode confiar em mim, a frase é verdadeira, então, você não pode acreditar no que disse! Confuso? Então se aproxime, pois Coup Tá na Mesa!



Coup é um cardgame de blefe lançado em 2012. É um jogo rápido, de três a dez participantes, onde o objetivo é ser o último na mesa com alguma influência. A versão brasileira foi lançada em 2014 pela Funbox e conta com magnificas figuras desenhadas pelo talentoso Luiz Francisco, que também tem em seu currículo o Cook-off, The Resistence, Bullfrogs e Flash Point, entre outros.

- Arte feita por brasileiro? Só desenhista de fora é da hora. Deve ser um lixo!

Só no meio do seu Coup, geração Coca-Cola! A arte foi tão bem executada, que várias editoras estrangeiras que querem lançar (ou relançar) Coup estão pensando em usá-la. E falando bem sincero, a arte original é fraquinha.

Voltando ao assunto, as influências são representadas por duas cartas que ficam viradas para baixo na frente do jogador. As cartas representam membros da corte que o jogador possui influência: Duque, Condessa, Capitão da Guarda, Embaixador e Assassino. Há também o Inquisidor, que é um personagem extra que pode ser usado no lugar do Embaixador.

 Cada jogador pode fazer uma única ação na sua vez, que deve ser anunciada: pegar uma moeda do monte, pegar duas moedas do monte (Nota do Sr. Slovic: Você deve estar se perguntando por que há as opções de pegar uma ou duas moedas, se sempre é mais vantajoso pegar duas. Sim, mas quando alguém tenta pegar duas pode ser bloqueado, mas explicamos isso mais para frente), dar golpe de Estado ou usar uma ação especifica do personagem. E, o pulo do gato, é que você não precisa ter o personagem em mãos para usá-lo, basta blefar e anunciar a ação.

- Que idiota. Então vou dizer que sou o assassino o tempo todo e acabar com esse jogo cretino. 

Na verdade, você até pode fazer isso, Enfant Espiègle! Mas se você anunciar uma ação especifica e alguém duvidar do seu blefe, você deve mostrar a carta daquele personagem. Se não tiver, perde uma das cartas. Mas se você estiver sendo verdadeiro, quem duvidou é que perde uma. Quando algum jogador perde suas duas cartas, está fora da partida.

Como dissemos, Coup é um jogo de blefe. Você deve mentir, mas para mentir você tem que saber mentir. Se abusar dos blefes, fatalmente será contestado e, então resta duas opções: perder a influência ou recuar. (Nota da Sra. Slovic: Um bom blefador sabe a hora de mentir, de falar a verdade e, principalmente, de usar recuos estratégicos). Cada personagem tem um ou duas ações diferentes: o Duque pode pegar três moedas ou impedir que alguém pegue duas do monte; o Capitão pode roubar duas moedas ou impedir alguém de roubar; o Assassino pode pagar três moedas e eliminar uma influencia; já a Condessa inibe o assassinato e; o embaixador, além de impedir o roubo, pode trocar suas cartas. Em um jogo para até cinco participantes, há três cartas de cada personagem em jogo. Então nunca se sabe se alguém pode estar blefando.

No geral, Coup é um partygame rápido, divertido e intrigante (Nota do Casal Slovic: Prepare-se para várias partidas consecutivas). E como falamos, hoje o papo era ligeiro. Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (deixe lá sugestões para os próximos jogos, críticas e comentários) e até o próximo Tá na Mesa!




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