Como dizer uma palavra sem
palavras, só através de ideias? Parece difícil? E uma ideia, como faz? Prepare
para queimar neurônios com sua imaginação, pois Concept Tá na Mesa!
Concept é um jogo bem original
lançado em 2013 por Gaëtan Beaujannot e Alain Rivollet, já publicado em terra
tupiniquins pela Galápagos. De quatro a doze pessoas (ou mais), com duração
média de 45 min, o objetivo do jogo é adivinhar, por meio de associações a ícones,
o maior número de palavras ou frases. No tabuleiro está impresso dezenas de
desenhos, representado várias ideias. Com a ajuda desses ícones e de peças, uma
dupla deve fazer os outro jogadores a adivinhar uma ideia.
Muito pelo contrário
<animal>, <marrom>, <orelha>, <grande>. Concept pode
assustar para quem vê pela primeira vez, mas é intuitivo e rápido de entender.
Há várias cartelas com nove palavras ou frases para serem escolhidos, que vão
desde coisas simples como Leite até mais complexas como Margaret Thatcher (Nota
do Sr. Slovic: Primeira Ministra da Inglaterra, entre 1979 e 1990, também
conhecida como Dama de Ferro).
Em cada turno, dois jogadores
devem escolher o conceito que querem usar (Nota da Sra. Slovic: Entenderam de
onde vem o nome do jogo?) e colocar as peças auxiliares nos desenhos do
tabuleiro. São quatro tipo de peças: Uma Interrogação Verde, que representa o
conceito principal; quatro Exclamações (amarela, vermelha, preta e azul), que
representam as ideias secundárias e; vários cubos das cinco cores para
enfatizar o conceito ou ideia. Complicado? Nem tanto. Veja o exemplo de Maçã:
Interrogação no simbolo de <vegetal>, cubo verde no símbolo da <cor
vermelha> e exclamação no simbolo de <comida/bebida>. Um vegetal
vermelho comestível. O manual dá muitos exemplos, passando por leite
<liquido> <branco> <comida>, até Asterix e Obelix (Nota do
Casal Slovic: São usados mais de 10 peças! Não vamos falar como é, mas tentem.
Só de aquecimento para quando forem jogar). Quando mais difícil e desafiador,
melhor fica o jogo, já que a dupla ganha pontos se alguém acertar, então é bom
ser o mais direto possível.
- Parece aquele jogo chato, o
Imagem & Ação.
Parece, mas não é, denorex do
inferno. Até lembra muito, mas em Imagem
& Ação a habilidade motora de quem desenha é mais importante que a
imaginação de quem adivinha. Já Concept vai para só para o reino abstrato da
imaginação e, assim como Dixit, pode ser usado em medo em sala de aula,
principalmente para ensinar redação (Nota da Sra. Slovic: Gostou da ideia? Veja
mais com o Grupo Jedai).
No geral, Concpet é um fabuloso
party game, daqueles que com quanto mais participantes melhor. Serve também
para mostrar o novo mundo dos boargames modernos para aqueles seus amigos não
games que adoram Pictionary. Como falamos, o jogo até assusta de primeira, mas
rapidamente todo mundo entente o espírito da coisa.
Bom, chegamos ao fim. Esperamos
que tenham gostado. Criticas e sugestões sempre são bem vindas e podem ser
feitas na nossa página do Facebook. E procure-nos no Instagran, também
(#tanamesa). Até o próximo <ação> <a cima> <plano>
<objeto> <madeira> <comida>!