Já joguei Puerto Rico e você?

Escrever sobre Puerto Rico não é uma tarefa fácil, afinal foi top BoardGameGeek por 8 anos, já fez desse jogo ser explorado e descrito muitas e muitas vezes.



Porem nunca é o bastante para falar desse grande jogo, que ao longo dessa resenha vamos chamar carinhosamente PR.

PR é um jogo da Rio Grande Games, empresa alemã e aqui no Brasil distribuído pela Grow.

PR tem como mecânica ordem por fases, onde cada jogador escolhe um papel em sua vez, assim ganhando privilégios pela escolha e o jogo entra na categoria de gerenciamento de recursos, construções e economia. 

Como joga? Como ganha?

Em PR cada jogador assume um grande proprietário de terras que deve cultivar 05 tipos de recursos Açúcar, Anil, Milho, Tabaco e Café, quando cultivados você manda esses recursos pra fora da ilha em navios para Europa ou negocia com o mercado local, para ganhar o jogo basta você escolher a melhor estratégia para fazer isso, que vai lhe render vários pontos de vitória para ganhar o jogo.  

Cada jogador vai basicamente ganhar uma "mini-fazenda" pra construir e plantar.




Existe a área para construção e a área para plantio.

O jogador vai alocando suas fichas de construções e plantio nos espaços correspondentes e após deve colocar "colonos" para trabalhar e gerar material para a fazenda, possa negociar ou mandar para Europa de Navio.

O que pode ser "plantado" na parte de cima do mini-tabuleiro, está na foto abaixo.




E aqui, algumas construções que pode ser construída na parte de baixo do tabuleiro, existe outras, como mercado, armazém...



Os "colonos" são representados por esses discos marrons, uma plantação ou construção só está ativa caso o "colono" esteja sobre ela.



Quando a plantação de açúcar e Engenho de açúcar estiverem com um "colono" em cada, na fase de Produtor vai gerar um recurso recurso de açúcar, isso vale para os outros recursos também, menos para o Milho, o milho não precisa um fabrica pra processar o produto.



Exemplos de recursos. Por ordem, açúcar, milho, café, anil e tabaco.

Para entender um pouco melhor de como funciona o jogo, devemos entender sobre as fases, cada jogador escolhe um papel disponível naquele turno pra atuar, já que não é possível escolher o mesmo duas vezes no mesmo turno. 

Vale lembrar que todos os jogadores atuam a cada papel escolhido, se você escolheu Construtor, TODOS vão construir naquela rodada, mas você tem uma vantagem por ter escolhido aquele que se chama privilégio, então o downtime desse jogo é bem baixo, downtime pra quem não sabe é a espera pra jogar entre uma ação e outra.

O Governador é passado pra cada jogador de turno a turno, pra indicar quem vai iniciar escolhendo o seu papel naquele turno.




A grande sacada do jogo é cada turno conseguir escolher o melhor papel pra você e pior pro seus amiguinhos, pois quando você escolhe um papel, todos os jogadores fazem o mesmo, e as vezes não é uma boa hora e pode acabar fazendo perder a produção ou deixar de embarcar algumas mercadorias. Falando nisso, conheça o barquinho.



Também dos dobrões que são o dim-dim do jogo e os pontos de vitórias. 



Mas pra que serve dinheiro no jogo? CLARO que o jogo deveria ter dinheiro para comprar e negociar, a principal função dele é comprar as construções e também fazer o mercadinho local funcionar.



Também existe um tabuleiro no jogo onde você coloca todas plantações, construções e dobrões.



Sabendo disso tudo, você já tem uma leve ideia de como se rola o jogo, produzir e lucrar. 


Existe algumas regras que fazem o jogo acabar, fazendo as contagem dos pontos e declarando um vencedor. 

O jogo da Grow já vem com duas expansões, "Os nobres" e "Novas construções".

Então se usa o outro lado do tabuleiro. 




E adiciona os nobres, que são representado pelos disquinhos vermelhos. 




Pode parecer que o jogo ficará mais complexo, mas não, apenas algumas regrinhas a mais, novas construções lhe dá escolha de colocar as velhas ou novas peças de construções que você escolhe qual vão pra mesa naquele jogo e os nobre são mais ou menos como os colonos.

Os nobres são colocados junto com os colonos na chegada de um navio, existe apenas um nobre no navio, o prefeito por sua vez fica com o Nobre que faz o mesmo que um colono e ainda conta como ponto de vitória ao final do jogo.

Nobres também atuam sobre algumas construções especificas nas expansões, quando você opta por usar os nobres, o número de colonos deixam de ser umas das regras que terminam o jogo.

Viu como não complica muito? :) Então jogue sem medo!



Então meu amigo, PR é um jogo que você deve ter, eu quando comecei no hobby sempre ouvia falar e quando joguei gostei muito, ele é um jogo obrigatório e sempre referencia para muitos outros. Eu recomendo muito, afinal PR é PR.

- O jogo tem um custo e benefício alto, ele está bem em conta aqui no Brasil.

- Alta qualidade nos componentes.
- Insert lindo.
- Alta re-jogabilidade.


- Ele pode demorar.
- Ele não é um jogo interativo.
- E não roda 100% em duas pessoas.

Classificação:



Para terminar a resenha, fique com a bela imagem do insert do jogo. 




Curiosidade, não é preciso estudar a fundo pra perceber que esses "colonos" são escravos, historicamente PR foi palco de grande economia com exploração da terra e mão de obra escrava. O criador do jogo achou por bem chamar os escravos de colonos, mas é algo puramente politicamente correto, infelizmente apenas maquiar os fatos, de qualquer forma, devemos respeitar a decisão do criador.

Essa Resenha eu fiz em parceria com o pessoal da Bucaneiros pro canal da Ludopeia, se inscreva!

Curta a nossa página e compartilhe!

Muito obrigado pessoal e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin